A GE TV, que estreia nesta quinta (4), tem causado uma grande divisão na área esportiva da Globo.
O motivo da crise é uma espécie de privilégio que profissionais contratados para o novo projeto passaram a ter em relação a publicidade.
A empresa diz que não houve mudanças nas regras.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
A coluna apurou que todos os nomes que estão no projeto, como Jorge Iggor, Bruno Formiga e Mariana Spinelli, mantiveram os contratos comerciais assinados anteriormente.
Além disso, Iggor, por exemplo, passou a ser representado exclusivamente pela ViU, agência de influenciadores do Grupo Globo.
A questão é que narradores e comentaristas do SporTV, que têm grande número de seguidores nas redes, reclamaram.
O mesmo ocorre com setoristas populares de clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Santos e Vasco.
Eles se queixam de um suposto privilégio que teriam os novos contratados e dizem que o possível ganho com publicidade seria benéfico —até porque seus salários são mais baixos. Muitos deles recebem propostas de publicidade, mas não são autorizados a fazer anúncios em suas redes sociais.
Já os nomes da GE TV farão isso, claro, de forma alinhada com a Globo. Os profissionais insatisfeitos avaliam que a regra deveria valer para eles também, como uma forma de dividir o bolo financeiro.
O dinheiro é farto. Só no mês passado, por exemplo, um narrador da TV aberta chegou a ganhar acima de R$ 500 mil apenas com reclames feitos em transmissões, segundo apurou a coluna.
TUDO NORMAL
A Globo afirma que continua com as mesmas regras comerciais desde que autorizou publicidade no esporte: apenas o "time do elenco" (ou seja, narradores, comentaristas de TV aberta e apresentadores) podem fazer comerciais, mediante autorização interna.
Esse alinhamento também é criticado internamente, devido às constantes recusas feitas pela Globo.
Uma apresentadora, por exemplo, deixou de fazer uma campanha ligada a uma marca de bebida alcoólica para a qual foi convidada porque a emissora não achou interessante.
Na semana passada, Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo, fez uma reunião virtual com todo o elenco de esporte da Globo e disse que as regras não mudaram. Ele afirmou que elenco da GE TV vai se submeter aos mesmos critérios que os demais profissionais.
O QUE É A GE TV?
A GE TV é um novo canal criado pela Globo que tem, como objetivo, concorrer com o sucesso da CazéTV no YouTube.
Esse será o primeiro grande investimento do conglomerado de mídia no esporte para aumentar sua presença no mundo digital.
Além do YouTube, a GE TV estará no Globoplay (substituindo o GE Fast), na Samsung TV Plus, na operadora de TV paga Claro e no portal ge.globo. Ainda em setembro, o canal estará disponível na TVs LG e TCL.
0 Comentário(s).
|