Cuiabá, Quinta-Feira, 8 de Janeiro de 2026
CARNAVAL
07.01.2026 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Globo veta Milton em quadro após propaganda para o governo

Emissora diz que carnavalesco é embaixador da festa e terá novos quadros na programação

Divulgação

Milton Cunha, que foi retirado de quadro de Carnaval na Globo -

Milton Cunha, que foi retirado de quadro de Carnaval na Globo -

GABRIEL VAQUER
DA FOLHAPRESS

A Globo tirou Milton Cunha da apresentação do quadro Enredo e Samba, tradicionalmente exibido dentro do RJ1, telejornal local da emissora na capital fluminense.

 

O motivo é uma propaganda do governo federal que o carnavalesco protagoniza desde dezembro.

 

Procurada para comentar o assunto, a Globo respondeu apenas que Cunha ainda é o principal nome do Carnaval da emissora e que ganhará novos quadros em programas de entretenimento, como o Encontro com Patrícia Poeta (leia abaixo a íntegra da nota enviada pela emissora).

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

A coluna apurou que o carnavalesco chegou a gravar a edição deste ano do quadro em várias escolas de samba. A direção de jornalismo da Globo no Rio de Janeiro, contudo, mandou reeditar e suprimir a participação dele.

 

Cunha é contratado da área de entretenimento da emissora, mas faz participações no jornalismo. O entendimento foi de que não seria correto ele participar do quadro desta vez, uma vez que ações comerciais são vetadas para quem é da área.

 

O estopim foi a propaganda que passou a ir ao ar em 13 de dezembro. Nela, Cunha exalta feitos do governo Lula no Rio —a peça cita, por exemplo, o aumento de cirurgias no SUS (Sistema Único de Saúde).

 

A campanha teve versões para as redes sociais e para a TV aberta.

 

Mesmo sem o carnavalesco, o Enredo e Samba está indo ao ar desde a semana passada (a temporada deve ser concluída na sexta-feira, 9).

 

A ausência dele tem sido alvo de comentários de telespectadores nas redes sociais. Diversos perfis dizem que o quadro perdeu o sentido.

 

Na atração, a emissora visita ensaios das agremiações e mostra como a comunidade se prepara para as apresentações na Sapucaí. Criado na década de 1990, o quadro tinha Cunha na apresentação desde 2014.

 

Até o início de 2025, o carnavalesco era contratado de forma temporária pela Globo, apenas para o período do Carnaval.

 

Devido à popularidade que ele ganhou, a Globo fez um contrato fixo para agenciá-lo no mercado publicitário.

 

LEIA A NOTA DA GLOBO NA ÍNTEGRA

 

Milton Cunha é o grande Embaixador do Carnaval Globeleza e segue esse ano ainda mais ligado ao entretenimento. Além de todas as participações nos programas, Milton terá um quadro fixo no Encontro, que estreia no dia 16 de janeiro e vai ao ar toda sexta-feira até o carnaval.

 

Nesse quadro, Milton vai falar do Carnaval em todo país, trazendo curiosidades e todo conhecimento que ele tem sobre a festa. Na Avenida –em São Paulo e no Rio– ele seguirá com sua Embaixada, no final do percurso, fazendo todos os comentários que o público já está acostumado a ver.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia