Cuiabá, Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
SAIBA MAIS
11.11.2025 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Jovem que nasceu sem cérebro desafia a medicina e completa 20

A norte-americana Alex Simpson foi diagnosticada com hidranencefalia, condição raríssima e letal. Médicos previam vida de, no máximo, 4 anos

Reprodução/Instagram

Ilustração

ISABELLA FRANÇA
DO METRÓPOLES

Nos Estados Unidos, a família Simpson celebrou, em 4 de novembro, algo considerado impossível.

 

A filha de Lorena e Shawn, que foi diagnosticada com hidranencefalia ao nascer, completou 20 anos, superando as expectativas dos médicos, que não acreditavam que a bebê chamada Alex sobreviveria até os 4 anos.

 

Em entrevista ao canal norte-americano WHAS11, Lorena Simpson relata que durante o parto tudo parecia normal. Mas, assim que pegou a filha no colo, ficou evidente que algo estava muito errado.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Os médicos informaram aos pais sobre a condição de Alex e que ela provavelmente não viveria por muito tempo.

 

A hidranencefalia é um distúrbio congênito grave no qual, durante o desenvolvimento fetal ou logo após o nascimento, grande parte do tecido cerebral não se forma.

 

No lugar dos hemisférios cerebrais, aparece líquido – o que impede o funcionamento normal do cérebro para percepção, movimento, audição, visão ou cognição.

 

No caso de Alex, essa ausência foi quase total. Só restou uma pequena porção de cerebelo, do tamanho do dedo mindinho. Mesmo assim, ela ainda está viva e acaba de completar 20 anos – em geral, os bebês com a condição morrem logo no primeiro ano de vida, segundo a Cleveland Clinic.

 

Apesar disso, os pais de Alex optaram por cuidar intensivamente da jovem, com muita dedicação. “O amor foi o que permitiu que Alex superasse expectativas tão ruins”, diz Lorena.

 

Embora Alex seja incapaz de ver ou ouvir, a família conta que ela demonstra sinais de consciência, afeto e reciprocidade. A família Simpson descreve o aniversário da garota como “um milagre”.

 

Após a data de aniversário, a família segue com cuidados contínuos e uma rotina adaptada. Para o pai de Alex, o amor entre a família é o que sustenta a filha.

 

“O nosso vínculo familiar pôde mudar o curso da vida dela, ainda que não tenha revertido a condição em si”, afirma.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/jovem-nasceu-sem-cerebro-completa-20-anos




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia