Cuiabá, Sexta-Feira, 8 de Agosto de 2025
GEROU POLÊMICA
07.08.2025 | 17h00 Tamanho do texto A- A+

Nattan oferece dinheiro por beijo em mulher com nanismo

A Annabra (Associação Nanismo Brasil) divulgou nota de repúdio sobre o episódio; leia na íntegra

Reprodução

Ilustração

DA ISTOÉ

O cantor Nattan, 26, se envolveu em uma polêmica após compartilhar um vídeo em que oferece R$ 1.000 a um homem para beijar uma mulher com nanismo durante um show.

 

O episódio ocorreu no último sábado, 2, durante a Festa de Agosto, em São Lourenço da Mata, Pernambuco.

 

Nas imagens, a mulher aparece em cima de um banco no palco, enquanto o artista afirma: “Ela faz piada com ela mesma”.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Em tom de brincadeira, Nattan determina que o beijo de língua deve durar 50 segundos.

 

Na sequência, o próprio Nattan segura a câmera do homem — que é cinegrafista e estava trabalhando no evento — e filma o momento, rindo da situação logo em seguida, antes de retomar a apresentação.

 

A atitude gerou forte repercussão negativa nas redes sociais, com diversas críticas ao comportamento do músico.

 

A IstoÉ Gente entrou em contato com a Associação Nanismo Brasil (Annabra) que divulgou uma nota oficial para repudiar o ocorrido. Leia na íntegra abaixo:

 

“A Associação Nanismo Brasil (ANNABRA) vem a público manifestar seu profundo repúdio ao episódio ocorrido no último final de semana, durante show do cantor Natanael Cesário dos Santos, conhecido como Nattan ou Nattanzinho, em São Lourenço da Mata (PE).

 

Durante a apresentação, o artista ofereceu uma transferência via PIX de a um cinegrafista para que ele beijasse uma mulher com nanismo, expondo-a ao ridículo.

 

O episódio, que foi classificado por parte da imprensa como um “momento patético”, demonstra o quanto o capacitismo e a objetificação da pessoa com nanismo ainda são tolerados socialmente, mesmo em espaços de grande visibilidade.

 

A ANNABRA, entidade que há anos luta pelos direitos, dignidade e políticas públicas para pessoas com nanismo, repudia veementemente atitudes como esta, que reforçam o preconceito e transformam corpos em entretenimento.

 

A exposição de uma mulher com deficiência, em um ato de escárnio público, fere não apenas a vítima direta, mas toda a nossa comunidade, que diariamente luta por respeito, acesso à saúde, educação e inclusão social.

 

É importante deixar claro: o fato de uma pessoa com nanismo, em determinado momento, consentir ou participar de uma cena como essa não significa que toda a comunidade aceite ou ache engraçado.

 

Normalizar este tipo de “entretenimento” é abrir espaço para a perpetuação do preconceito e da violência simbólica, minando os avanços que temos conquistado com tanto esforço.

 

Além do repúdio social e moral, é fundamental ressaltar que o capacitismo é crime no Brasil.

 

O Artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) estabelece que praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência é crime, com pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa.

 

Caso a vítima esteja sob cuidado ou responsabilidade de quem comete o crime, a pena pode aumentar em um terço.

 

E se a discriminação ocorrer por meio de meios de comunicação ou publicações — incluindo postagens na internet e transmissões ao vivo —, a punição é ainda mais severa: de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

 

A ANNABRA informa que vai se mobilizar e fará a denúncia, junto ao Ministério Público, para que os desdobramentos legais cabíveis sejam apurados. Não ficaremos calados.

 

Fazemos um apelo à sociedade, à mídia e aos artistas: que usem seus espaços e talentos para promover respeito, inclusão e consciência, não para retroalimentar preconceitos históricos.

 

A ANNABRA seguirá vigilante, ativa e firme na defesa da dignidade e dos direitos das pessoas com nanismo.”

 

A reportagem também entrou em contato com a equipe de Nattan. A reportagem será atualizada caso o artista se manifeste sobre o caso.

 

Fonte: https://istoe.com.br/nattan-oferece-dinheiro-por-beijo-em-mulher-com-nanismo-e-gera-polemica-em-show




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia