Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
BAIXA AUDIÊNCIA
06.08.2025 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

SBT corta 'A Caverna Encantada' para acabar com novela

Emissora da família Abravanel está adiantando acontecimentos e condensando tramas para terminar o folhetim o mais depressa possível

Lourival Ribeiro/SBT

Cena da novela 'A Caverna Encantada', que vai mal em audiência no SBT

Cena da novela 'A Caverna Encantada', que vai mal em audiência no SBT

GABRIEL VAQUER
DA FOLHAPRESS

O SBT está adiantando tramas e cortando cenas de "A Caverna Encantada", sua novela infantil, que está no ar desde o ano passado.

 

A trama é um fracasso de audiência. O objetivo é terminar a novela o quanto antes para que ela deixe de ser um problema na programação.

 

Nesta terça-feira (5), o SBT promete exibir na trama uma cena que estava prevista apenas na semana que vem, no dia 12, segundo os seus resumos semanais divulgados.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Outro entrecho, que na teoria só iria ao ar em setembro, também será antecipado na edição.

 

O objetivo é tentar finalizar a novela, que tem capítulos totalmente gravados e que dariam para ser exibidos até dezembro, no início de setembro no máximo. Desde que estrou, "A Caverna Encantada" tem média de 3 pontos de audiência na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores.

 

O SBT não pretende parar de produzir novelas. Segundo a empresa, o núcleo foi desativado neste segundo semestre para reavaliação da sua dramaturgia justamente por causa do fracasso de "A Caverna Encantada".

 

Funcionários dispensados neste momento foram avisados que podem ser recontratados no ano que vem. O SBT diz que não faz sentido manter um grande núcleo de prontidão sem produções em execução.

 

Nesta semana, o SBT terminou de gravar a série "Quem Vai Ficar com Mamãe?", produção de cinco episódios que conta com Lidi Lisboa, Joaquim Lopes e Juliano Laham no elenco. O seriado deverá ir ao ar em 2026.

 

O objetivo do SBT é tornar a dramaturgia seu principal polo de investimento em 2026. Duas possibilidades são estudadas. A primeira é coproduzir novelas e séries com uma parceira. Como adiantou a coluna em junho, a Disney tem interesse e negocia algo neste sentido.

 

Outra, é usar profissionais da casa, em paralelo as coproduzir, para aumentar o volume de produções. O SBT tem outros projetos de dramaturgia que deseja desenvolver, como comédias de situação, as chamadas sitcons, que fizeram parte da história da emissora.

 

No ramo de novelas, além de folhetins familiares, existe um projeto para uma novela de época, produção que custa mais caro por causa de figurinos e cenários mais específicos, como também já informou à coluna. O SBT avalia sua viabilidade.

 

Iris Abravanel continuará como autora. O SBT não produz uma trama do gênero desde 2011, quando fez "Amor e Revolução", que contava a história da Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil. "Éramos Seis" (1994), trama adulta mais bem-sucedida de sua história, era de época.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia