O perfil dos médicos cubanos é o seguinte: em geral, eles têm mais de uma década de formados, passaram por missões em outros países, fizeram residência, parte deles ( 20%) cursaram mestrado e 40% obtiveram mais que uma especialização.
Para quem está preocupado com o cidadão e não apenas com a corporação, a pergunta essencial é: essa formação é suficiente?
Aproveito essa pergunta para apontar o que vejo como uma absurda incoerência - uma incoerência pouca conhecida da população - de dirigentes de associações médicas. Um dos dirigentes, aliás, disse publicamente que um médico brasileiro não deveria prestar socorro (veja só) se um paciente for vítima de um médico estrangeiro. Deixa morrer. Bela ética.
"Sinto vergonha por médicos que agem colocando a vida de um paciente abaixo de seus interesses"
Provas têm demonstrado que uma boa parte dos alunos formados nos cursos de medicina no Brasil não está apta a exercer a profissão. Não vou aqui discutir de quem é a culpa, se da escola ou do aluno. Até porque para a eventual vítima tanto faz.
Mesmo sendo reprovados nos testes, os estudantes ganham autorização para trabalhar.
Por que essas mesmas associações, tão furiosas em atacar médicos estrangeiros, não fazem barulho para denunciar alunos comprovadamente despreparados?
A resposta encontra-se na moléstia do corporativismo.
Se os brasileiros querem tanto essas vagas por que não se candidataram?
Será que preferem que o pobre se dane apenas para que um outro médico não possa trabalhar?
Sinceramente, sinto vergonha por médicos que agem colocando a vida de um paciente abaixo de seus interesses.
GILBERTO DIMENSTEIN é jornalista da Folha de S. Paulo e integra uma incubadora de projetos da Universidade de Harvard
Comentários (10)
parabéns pela matéria a verdade tem que prevaleçer
enviada por: jorge marques da hora Data: 28/08/2013 19:07:20
Cuiabania: Primeiramente, quero dar meus PARABÉNS ao Jornalista Gilberto, pois foi no âmago da questão \"CORPORATIVISMO\" Mas, quero com veemência, mandar um recado ao sr. Luis Henrique, uma vez que, conforme suas palavras, se sente envergonhado de ler o texto do jornalista Gilberto, por sinal muito bem escrito e verdadeiro. Ora, senhor Luiz, se isso não é CORPORATIVISMO é o que?. O Conselho de Medicina está procedendo de uma maneira conservadora e reacionária, bem como boicotando uma alternativa do Governo Federal. Isso, não é luta de classe, isso é luta de corporações. Eu pergunto: Onde o Conselho vem lutando para melhoria das Faculdades de Medicina neste pais? Onde O Conselho de medicina vem atuando para para punir aqueles médicos, que batem o ponto e fogem? Aliás, a imprensa deveria dar mais ênfase neste assunto, pois é uma vergonha, receber sem trabalhar. Onde , sr Luiz, o senhor vê ditadura em contratar médicos para atender o povo brasileiro? Salvo melhor juizo, o que eu vejo é, simplesmente PRECONCEITO. Vamos ser honestos com nós mesmo. Está escrito nas entre linhas, é só lermos; Preconceito contra Cuabnos. Então eu pergunto: Os médicos cubanos não são humanos? Os médicos cubanos são de outro planeta? A medicina de Cuba é pior que a nossa? Sinceramente, O preconceito sim, envergonha a nós todos.
enviada por: Antonio Benedito de Assunção Data: 28/08/2013 16:04:42
O problema não são os médicos mas, sim, sua origem. O governo brasileiro parece querer ajudar o governo de Cuba e não os doentes brasileiros. Se há falta de médicos, por que não se aumentam as vagas das faculdades de Medicina brasileiras?
enviada por: Maria Rita Data: 28/08/2013 14:02:04
Tenho que colocar aqui minha insatisfação e vergonha com os médicos brasileiros, apoio seu ponto de vista. Parabéns.
enviada por: Gilmara Pinheiro Data: 28/08/2013 11:11:55
Mais uma coisa, a luta para melhores condições de trabalho, equipamentos e infraestrutura de saúde é de toda a sociedade; não é prerrogativa apenas dos médicos ou de suas associações. Os médicos cubanos estarão onde os médicos brasileiros não querem estar, portanto estão indo para encarar um trabalho duro e muitas vezes frustrante pela falta de recursos. Tenho certeza de que os brasileiros dos rincões os receberão com festa.
enviada por: José Carlos Carnevale Data: 28/08/2013 09:09:48
Gilberto me sinto envergonhado de ler um texto escrito por um jornalista com as credenciais citadas. Não se trata de corporativismo e sim de luta de classe buscando melhores condiçōes de trabalho para justamente um melhor atendimento a populaçāo. Nenhum médico é contra a vinda de profissionais de outros países e sim contra a pratica da profissão sem o devido credenciamento. Me admira que a população das grandes cidades não quer esses profissionais dando assistência a sua família e sim eles onde a condição de trabalho é precária gerando os mesmos problemas de sempre. Infelizmente estamos vivendo novamente uma ditadura e o governo não quer resolver o problema. Em relação aos profissionais formados aqui no brasil que não são aptos a exercer a profissão, realmente eles existem como em qualquer área. E mais uma vez a solução do governo foi aumentar o numero de vagas sem a devida seleção agravando ainda mais o problema inicial. Você como formador de opinião deveria ser mais imparcial e buscar entender os dois lados da moeda. Abraços
enviada por: Luiz Henrique Data: 27/08/2013 22:10:57
CONCORDO! JÁ OUVI DE DOIS MÉDICOS QUE ELES NÃO SE DISPÕEM A IR PARA LUGARES DISTANTES PORQUE NÃO HÁ CONDIÇÕES DE TRABALHO. PODE ATÉ SER VERDADE, MAS SERÁ QUE ALGUM DIA ESSAS CONDIÇÕES SERÃO MELHORES? E, ENQUANTO ISSO, O POVO VAI MORRENDO..
enviada por: Paulo Data: 27/08/2013 15:03:36
Gilberto você disse tudo a respeito deste vergonhoso corporativismo. E eu ainda acrescento. Se o CRM está tão preocupado com a população porque não passa a punir dezenas de medicos incompetentes que cometem os mais graves erros todos os dias neste país.
enviada por: Maria Aparecida Barbosa Zani Data: 27/08/2013 14:02:46
É confortante ler um artigo tão bem escrito quanto este, de um jornalista reconhecidamente formador de opinião, onde vimos que nem tudo que vem da imprensa, escrita ou televisiva, sejam informações livres e sem corporativismos.
enviada por: Francisca edenia bastos marrul Data: 27/08/2013 13:01:27
Parabéns Gilberto.Na veia.O medo da presença de médicos estrangeiros no país nada tem a ver com a questão acadêmica.Tem sim com a ética.Principalmente com o quesito \"assiduidade\".Pois, neste, sabemos muito bem como nossos médicos se comportam.
enviada por: Redher de Oliveira Data: 27/08/2013 11:11:59