21.03.2025 | 11h:00

ENTENDA RISCOS


Fisiculturista morreu após usar substância para cavalo

O fisiculturista Marcos Antônio Moraes Paz morreu no sábado após usar anabolizantes e ter uma crise convulsiva, de acordo com a família

Reprodução/Instagram

Marcos Antônio Moraes Paz

O fisiculturista Marcos Antônio Moraes Paz morreu no sábado após usar anabolizantes e ter uma crise convulsiva, de acordo com a família.

 

As substâncias veterinárias eram indicadas por um nutricionista sem habilitação.

 

Entre as substâncias prescritas a ele, estavam o clembuterol, para asma em cavalos, e trembolona, um hormônio para gado. Dias antes, a esposa alertou Marcos sobre os perigos à sua saúde.

 

VivaBem ouviu especialistas para entender os efeitos desses produtos e por que atletas os utilizam.O que é clembuterol e trembolona e como agem no corpo?

 

O clembuterol foi desenvolvido para tratar problemas respiratórios em animais, mas se popularizou entre fisiculturistas devido ao seu efeito de queima de gordura.

 

"O clembuterol é um broncodilatador criado para tratar problemas respiratórios em animais, mas tem sido usado indevidamente pelas pessoas para perda de gordura e ganho de massa muscular", explica o endocrinologista e metabologista José Marcelo Natividade.

 

Seu uso pode causar efeitos colaterais graves. "Existem efeitos colaterais seríssimos como taquicardia, arritmia, hipertensão, tremores, ansiedade e quem usa corre o risco de danos cardíacos irreversíveis", alerta Natividade.

 

A trembolona é um esteroide anabolizante criado para aumentar o peso do gado antes do abate. "A trembolona foi feita para ganhar peso para, em pouco tempo, abater gado de corte —o que se imagina que não seja de interesse no caso de seres humanos", afirma Paulo Cavalcante Muzy, médico do esporte, ortopedista e traumatologista.

 

O uso da trembolona em humanos pode causar problemas sérios à saúde. "Seu uso pode causar alterações hormonais graves, hipertensão, aumento do risco de infarto e AVC, toxicidade hepática e renal, além de impactos psicológicos como agressividade e depressão", diz Natividade.

 

Substâncias ganharam 'fama' no meio da musculação

 

O uso dessas substâncias se tornou popular devido às redes sociais. "O uso de clembuterol ('clembu') e trembolona tem se tornado cada vez mais comum entre praticantes de musculação e fisiculturismo, impulsionado pela ampla divulgação na internet", diz Natividade.

 

Influenciadores muitas vezes promovem os anabolizantes sem alertar sobre os riscos. "A grande divulgação que encontramos nas redes sociais é preocupante, pois muitas vezes ocorre sem alerta sobre os riscos reais", diz Natividade.

 

O consumo descontrolado aumenta os perigos. "Nunca vamos saber o que realmente é o ponto crucial na perda de vidas de pessoas que declararam ser usuárias de esteroides porque frequentemente fazem uso de diversas medicações de forma aleatória", explica Muzy.

 

O mercado ilegal desses produtos também agrava a situação. "A banalização dos esteroides em rede social por profissionais e leigos, associada ao mercado ilegal de anabolizantes, produzidos sem nenhum critério de higiene e segurança, bem como tomado por falsificações, tem feito vítimas frequentemente", alerta Muzy.

 

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/03/21/fisiculturista-morto-usou-trembolona-e-clenbuterol-veja-os-efeitos.htm


Leia mais notícias sobre Variedades:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web