DO AUTO ESPORTE
A Audi lançou, na Europa, novos motores a diesel para os modelos A4, A5 e A6. O 2.0 TDI Ultra está disponível em três níveis de potência diferentes, que variam entre 136 e 190 cavalos. Os novos propulsores são mais econômicos e menos poluentes que os motores a diesel oferecidos atualmente.
Eles fazem parte da linha Ultra, criada pela marca para divulgar a tecnologia de eficiência desenvolvida pela Audi. Os novos motores chegam para completar a linha diesel da Audi, e estão disponíveis em oito versões dos três modelos.
Na linha A4, o 2.0 TDI Ultra está disponível nas carrocerias sedã e perua. Há opção com potências de 136 cv e 163 cv. Enquanto o atual motor de 120 cv atual tem consumo médio, segundo a Audi, de 22,2 km/l e emissões de 117 gramas de CO² por km rodado, o Ultra de 136 cv consegue rodar, em média, 23,3 km/l e emitir 112 g de CO² por km rodado. No consumo de combustível, a melhoria foi de 5,6%, enquanto nas emissões, houve queda de 4,3%.
Os resultados, segundo a marca, são ainda melhores nos modelos maiores, como A5 e A6. No sedã A5, o motor de 163 cv chega para substituir o de 150 cv, também de 2 litros, nas versões sedã e cupê. A Audi afirma que, o consumo médio melhora 12%, saltando de 20,8 km/l para 23,3 km/l. Nas emissões, queda de 12,6%, de 127 para 111 g de CO² por km rodado.
O A6 é o que oferece o motor 2.0 TDI Ultra mais potente. Ele está disponível no A6 Limousine (sedã) e A6 Avant (perua). Segundo a Audi, com 190 cv, ele é 13 cv mais potente do que o A6 diesel anterior, 11,3% mais econômico no ciclo médio e 11,6% menos poluente. O A6 Ultra roda 22,7 km com um litro de diesel, e emite 114 g de CO² por km, contra 20,4 km/l e 129 g por km do modelo anterior, respectivamente.
Os novos modelos Ultra serão identificados por pequenas plaquetas. A4, A5 e A6 Ultra se juntam ao A3 Ultra, e já estão disponíveis para o consumidor europeu. Os preços começam em 32.600 euros, para o A4. No Brasil, veículos de passeio não podem ser vendidos com motores a diesel desde 1976.