Mais uma vez, mesmo com queda de produção e vendas, o mercado brasileiro recebeu mais uma leva de novos carros de todas as categorias. Em contrapartida, a lista de dispensa é quase ínfima, mas fez barulho: a Chevrolet parou de importar os compactos Agile e Sonic (hatch e sedã), que foram “engolidos” dentro da própria marca pela dupla Onix e Prisma, que são fabricados no Brasil.
A outra saída, essa de forma natural e discreta, foi a da linha anterior do VW Fox que foi substituído pelo modelo 2015, com visual reformulado à la Golf VII e um conteúdo mais sofisticado. Os preços do novo Fox, no entanto, subiram bem, principalmente quando acrescentado os novos itens.
Mês das versões especiaisCom as vendas caindo e o consumidor desinteressado, as montadoras têm de se virar para conseguir garantir algum volume de vendas. Lançar versões especiais de tiragem limitada é um truque velho para essas situações. No segmento de compactos, as novidades são o Hyundai HB20 e HB20S “For You”, que celebra os dois anos do carro do Brasil com mais equipamentos de série e mudanças visuais, e o Fiat Palio Fire “Rua”, também com reforço na lista de itens e caracterização visual.
Também tem SUV com tiragem limitada. A Mitsubishi lançou o Pajero TR4 na versão com detalhes da grife de surf ONeill. Já a Renault lançou o Duster Outdoor, uma série baseada no modelo de entrada com incrementos no visual e na parte de conteúdo.
A Volkwagen, por sua vez, expandiu as opções de modelos importados na versão R-Line, que era oferecida somente ao cupê quatro portas CC. Desta forma, Passat, Passat Variant, Fusca, Tiguan e Touareg ganharam acabamento com inspiração mais esportiva.
Novidades compactasApresentado ao longo deste ano em diversos eventos, o novo Ford Ka e a versão sedã Ka+ enfim chegaram às concessionárias. Equipado com recursos avançados de segurança, como controle eletrônico de estabilidade e um sistema que chama por socorro remotamente, o novo compacto da Ford também estreia o motor 1.0 12V flex de três cilindros, que já surge como o mais potente da categoria com 85 cv (quando abastecido 100% com etanol).
As concessionárias Toyota iniciaram em setembro as vendas do Etios 2015 (hatch e sedã), que manteve o visual (já ultrapassado) intocado e recebeu novos itens, como rádio com conexão Bluetooth. Chamou atenção, porém, o aumento no preço do carro, que agora parte de R$ 38.380.
Outra marca japonesa, a Honda, fez mais bonito no mês e apresentou a quarta geração do City. O sedã, que se mistura entre compactos e médios, está ligeramente maior e o visual foi totalmente reformulado por dentro e no exterior.
Continuando a renovação dos modelos Logan e Sandero, a Renault desta vez lançou a dupla equipada com câmbio automatizado, que a marca batizou de EasyR. A nova transmissão substitui a caixa automática sequencial que equipava os modelos compactos nas gerações anteriores.
A Fiat também fez (e contínua fazendo) barulho com o Uno 2015. Nessa nova linha o compacto passou por sua primeira atualização estética desde que foi lançado, em 2010, e ainda recebeu, embora na versão mais cara, sistema Start/Stop para economizar combustível.
Picapes e picapinhas
A Volkswagen não resistiu ao sucesso da Fiat Strada cabine dupla e também se rendeu a esse novo formato de picapinha com a Saveiro. Com cabine estendida para levar mais duas pessoas, a Saveiro CD também vem equipada com o novo motor 1.6 16V flex da VW.
Para quem leva mais peso, a Chevrolet S10 2015 pode interessar. O modelo agora tem a nova opção de motor 2.5 16V flex com sistema de injeção direta e câmbio manual de 6 marchas. A marca também melhorou a configuração da suspensão e direção, melhorando bastante a dirigibilidade.
Novidades importadasSuper atrasada em relação a outros mercados, a divisão brasileira da Kia Motors enfim lançou a segunda geração do Soul no Brasil – o carro está à venda no exterior desde 2012. O modelo manteve o mesmo motor 1.6 16V flex, mas desta vez associado somente ao câmbio automático de seis marchas. O preço do carro, porém, subiu bastante e agora parte de R$ 88.900.
Investindo forte no mercado brasileiro, onde em breve terá uma fábrica, a Jeep lançou mais um SUV de luxo para encarar a lama. É o novo Cherokee, com visual bem diferente do anterior e conjunto mecânico de ponta, com motor V6 e câmbio automático de 9 marchas.
O chinês do mês é o Geely GC2, que chega para acompanhar o sedã EC7, que estão era o único produto da empresa no País. Equipado com motor 1.0 e um pacotão de itens de série, o carrinho chama atenção por seu visual, inspirado no urso panda.
Superesportivo e esportivinhoSetembro também reservou novos carros esportivos para diferentes bolsos. O primeiro deles é o poderoso Lamborghini Huracán, que chega para substituir o Gallardo, que foi descontinuado. Até o momento, a marca trouxe para o Brasil duas unidades da “fera”, que estão à venda cada uma por R$ 1,85 milhão.
Um pouco mais acessível e não menos divertido, o Suzuki Swift Sport é outro lançamento do mês. Pequeno e potente, o carrinho japonês tem desempenho afiado e também agrada no acabamento.
Ataque verde da BMWA BMW desembarcou no Brasil os seus primeiros carros ecológicos da divisão “BMWi”, o compacto i3 e o superesportivo i8. Chamado de “carro elétrico de autonomia estendida”, o i3 vem para o País na versão equipada com um gerador movido a gasolina, que serve somente para recarregar as baterias que alimentam o motor elétrico. Já o esportivo é um híbrido tradicional, com os motores elétricos e a gasolina atuando sobre as rodas. Os dois carros ainda podem recarregar suas baterias na tomada de casa.
Leia mais
AQUI.