A venda de carros novos cresceu 4,5% em Mato Grosso no ano passado. A preferência dos mato-grossense por veículos zero quilômetros é diferente do nacional, de acordo com a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT). Em todo o país, os clientes deram preferência para os carros usados, enquanto houve redução na venda dos novos. O comércio de seminovos apresentou aumento de 5% em 2013, em relação ao ano anterior. No ano passado, as concessionárias de todo o país tiveram uma queda nas vendas de 2%.
Muitos consumidores procuram nos usados o conforto dos opcionais que não encontra nos veículos novos pelo mesmo valor. Já em Mato Grosso, o resultado foi contrário do restante do país. Em comparação a 2012, houve queda de 2,2% na venda de usados.
Há vantagens e desvantagens na compra de novos e usados, de acordo com o economista Anildo Correia. Por exemplo, um carro zero quilômetro sofre, em média, 15% de desvalorização logo ao sair da concessionária, porém, o comprador só vai pagar o IPVA no ano seguinte. Além disso, recebe a garantia de fábrica, que varia de 1 a 5 anos, dependendo da montadora. Também não vai gastar com manutenção tão cedo. E o valor das primeiras revisões é mais barato.
Já um seminovo no mesmo valor vai ter mais opcionais. Talvez um motor com potência maior, dependendo da quilometragem, ainda pode estar parecendo um zero quilômetro. A desvalorização já vai ser menor. E se tiver até um ano de uso, os bancos ainda oferecem taxas de juros parecidas com as praticadas para carros novos. Enquanto o usado, acima de três anos de uso, apesar da desvalorização ficar estagnada, e do preço ser bem menor, há os custos com manutenção, dependendo das condições do carro.