Cuiabá, Domingo, 6 de Julho de 2025
NATUREZA
16.07.2010 | 11h05 Tamanho do texto A- A+

Leitora envia fotos de besouro gigante encontrado em Alta Floresta (MT)

Animal está entre as maiores espécies de besouro do mundo

GLOBO AMAZÔNIA

A leitora Melissa Rösler enviou ao Globo Amazônia algumas fotos de um besouro gigante que encontrou nas imediações de Alta Floresta (MT), onde trabalha para o Ministério da Agricultura. Com as pernas, o bicho tem o comprimento de uma caneta.

Consultado pela reportagem, o pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Fernando Vaz-de-Mello informou tratar-se da espécie Megasoma actaeon, muito comum e de ampla distribuição em toda a região amazônica.

É um dos maiores besouros do mundo, ao lado do impressionante Titanus giganteus (clique aqui para ver). "Eles não mordem, não picam, mas têm umas garrinhas nas pontas das pernas que podem machucar se forem colocados pra andar na mão ou braço de alguém e tirados sem cuidado", explica o especialista.

Segundo Vaz-de-Mello, o besourão encontrado por Melissa não prejudica nenhuma atividade humana e só sai da mata porque as luzes o atraem - em especial as de mercúrio, brancas, usadas na iluminação pública. "Suas larvas se alimentam de troncos grandes em decomposição e provavelmente também matéria orgânica por debaixo deles, na mata", diz.

Como trabalha no setor agrícola, Melissa identificou a possível causa da morte do exemplar que encontrou. "Encontrei com odor característico de carrapaticida", conta.

Como já estava morto, a leitora decidiu recolhê-lo para doar a um professor do curso de agronomia que frequenta, para ficar conservado em uma coleção.
É importante lembrar que insetos vivos não devem ser recolhidos, exceto com
finalidade científica. 




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia