Cuiabá, Domingo, 6 de Julho de 2025
ESCÂNDALO DO PALETÓ
05.07.2025 | 18h00 Tamanho do texto A- A+

Emanuel interpela Abilio por fala sobre suspeita em consórcio

Ex-prefeito pede explicações formais sobre as declarações feitas pelo atual gestor da Capital

Montagem/MidiaNews

Emanuel Pinheiro e José Domingos Fraga foram gravados por assessor de Silval Barbosa

Emanuel Pinheiro e José Domingos Fraga foram gravados por assessor de Silval Barbosa

DA REDAÇÃO

O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) interpelou judicialmente o prefeito Abilio Brunini (PL), após ser citado em entrevista que tratava de supostas irregularidades no Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá (Cirvasc). 

 

O Zé Domingos não é aquele que também estava junto com o Emanuel Pinheiro no vídeo do Paletó, lá junto com o Silval?

Na ação, Emanuel pede explicações formais sobre as declarações feitas por Abilio, que mencionou o envolvimento do ex-deputado estadual e atual prefeito do município de Nobres, José Domingos Fraga, em um vídeo conhecido por expor cenas de corrupção na gestão Silval Barbosa. 

 

O vídeo, que circulou nacionalmente, mostra Emanuel recebendo dinheiro em espécie e guardando no paletó.

 

Durante a entrevista,  Abilio declarou que a atual composição do Cirvasc, que é presidido pelo prefeito Zé Domingos Fraga, levanta suspeitas. 

 

“O Zé Domingos não é aquele que também estava junto com o Emanuel Pinheiro no vídeo do Paletó, lá junto com o Silval? E o irmão dele [Neurilan Fraga] é o diretor do consórcio! Desta forma não dá. Eles precisam analisar melhor porque as coisas não podem ser desta forma”, disse.

 

As declarações vieram após a decisão de Cuiabá se desligar do consórcio, por suposta falta de transparência e suspeitas de superfaturamento na compra de cadeiras de rodas, entre outros. 

 

A saída de Cuiabá do consórcio foi justificada por “falhas graves de governança e suspeitas que comprometem a integridade da aplicação do dinheiro da Saúde”.

 

Na ação, Emanuel alega que a fala de Abilio foi "ofensiva" e não apresenta provas. Ele pede que o prefeito explique, em juízo, o que exatamente quis dizer com as acusações, quais seriam as supostas irregularidades, se há indícios concretos de superfaturamento na gestão anterior e se há documentos ou evidências que sustentem tais afirmações.

 

A notificação judicial foi protocolada com base no artigo 144 do Código Penal, que permite o pedido de explicações quando há dúvida sobre possível calúnia, injúria ou difamação. Caso Abilio se recuse a responder, ou as explicações sejam consideradas insatisfatórias, os advogados de Emanuel sinalizam que podem ingressar com ação criminal.

 

Relembre o caso

 

O vídeo citado por Abilio Brunini foi revelado durante a Operação Ararath, deflagrada pelo Ministério Público Federal. Na gravação, Emanuel Pinheiro aparece recebendo dinheiro em espécie, que guarda nos bolsos do paletó. Ele se tornou réu por corrupção passiva. 

 

Já José Domingos Fraga, presidente do Consócio de Saúde, também chegou a ser investigado e denunciado no mesmo escândalo, sendo réu por suposta participação em um esquema de pagamento de propina durante o governo de Silval Barbosa. Fraga foi flagrado em um vídeo, gravado por um assessor de Silval, recebendo dinheiro e guardando em uma caixa de papelão.

 

Ambos responderam por envolvimento direto no esquema revelado pela delação do ex-governador Silval Barbosa.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia