Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
POLÍTICA AMBIENTAL
04.11.2015 | 16h42 Tamanho do texto A- A+

Sema participa de Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica

A secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, e sua equipe técnica participam de discussões voltadas para o desenvolvimento sustentável das áreas úmidas, como o Pantanal

DA GCOM/MT

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, participa nesta quarta-feira (04.11), a partir das 8h30, da abertura do Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica no Berço das Águas: Ciência, Sociedade & Cultura. O evento será realizado no Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Para a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Eliane Fachim, esta é uma importante oportunidade para discutir o andamento de estudos que possam viabilizar a política estadual voltada para o desenvolvimento sustentável das áreas úmidas. Atualmente a Sema tem uma parceria técnica com o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), para identificar, por exemplo, quais são as grandes áreas úmidas, sua vegetação e as propostas de desenvolvimento de atividades que não impliquem em degradação. “Todas essas discussões buscam a implementação do Código Florestal”, disse. 

Também haverá na quinta-feira (05), a partir das 9h, palestra com o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Nédio Pinheiro, que apresentará aos participantes a política estadual voltada para a área de recursos hídricos. Ele adianta que o Estado já está com diversas ações de destaque para o planejamento da água, como o Pacto de Defesa das Cabeceiras do Pantanal, que envolve inúmeros parceiros na iniciativa privada, ONGs, como a WWF e as prefeituras. “A proposta é evitar que tenhamos no futuro próximo problemas de abastecimento ao setor produtivo e também à população”. 

As áreas úmidas abrangem 20% do território brasileiro e são responsáveis por diversos benefícios que garantem as condições e processos para a vida e que, de maneira direta ou indireta, contribuem para a sobrevivência e o bem-estar humano, como regulação climática e hídrica, conservação da biodiversidade, fertilidade dos solos e ciclagem de nutrientes, belezas cênicas e outros. A pressão das atividades econômicas vem comprometendo a capacidade natural dessas áreas. O Fórum tem como objetivo debater os principais problemas e soluções na relação entre áreas úmidas, escassez e disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil e no mundo. 

Serviço 

O Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica no Berço das Águas é realizado pelo Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), em parceria com a UFMT e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT – Áreas Úmidas). Outras informações e a programação completa: www.faus.cppantanal.org.br.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia