Cuiabá, Domingo, 6 de Julho de 2025
PSCICULTURA
09.05.2019 | 16h32 Tamanho do texto A- A+

Janaina intervém e deputados derrubam veto a lei da despesca

Com a derrubada, os produtores poderão transportar e comercializar o pescado diretamente em feiras e mercados

JLSiqueira/ALMT

A presidente interina da Assembleia legislativa, Janaina Riva

A presidente interina da Assembleia legislativa, Janaina Riva

DA REDAÇÃO

Os deputados derrubaram veto do governador Mauro Mendes (DEM) a proposta que autoriza a despesca em Mato Grosso até 31 de dezembro de 2020. Com a derrubada, os produtores poderão transportar e comercializar o pescado diretamente em feiras e mercados.

 

O veto foi derrubado na sessão vespertina desta quarta-feira (08), com 17 votos favoráveis e apenas um contrário. O projeto altera o parágrafo único do Art. 15-A da Lei nº 8.464, de 04 de abril de 2006 e recebeu substitutivo integral, de autoria do deputado Eduardo Botelho.

 

Durante a sessão, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), conclamou os deputados a votarem pela derrubada do veto do governador Mauro Mendes.

 

Os parlamentares defenderam a importância do prazo para que os pequenos produtores tenham condições de se adequarem às exigências da lei, que obrigada, desde 2018, os produtores a passarem nos entrepostos para obter a certificação de seus produtos.

 

Contudo, ainda há poucos entrepostos e o custo para a manipulação é considerado elevado e inviabiliza o setor. A expectativa é que até o final do prazo, através de associações, os produtores se organizem para ampliar a disponibilidade dos estabelecimentos registrados e aptos a processar o pescado produzido em Mato Grosso.

 

Durante a votação, os deputados defenderam a proposta chamando a atenção às dificuldades enfrentadas pelo setor e o alto impacto na economia, dentre eles: Thiago Silva, Paulo Araújo, Eliseu Nascimento, Valdir Barranco, Wilson Santos, Sebastião Rezende e Nininho.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Mário Márcio da Costa e silva  09.05.19 19h10
Parabéns a Janaína pela iniciativa.Tudo tem que ter regras,mas ser obrigado a vender para frigorifico,será o fim de centenas de micro que vivem desta atividade.
17
7