Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025
ETAPA REGIONAL
28.08.2015 | 18h00 Tamanho do texto A- A+

Alunos são premiados em Olimpíada Brasileira de Robótica

O evento ocorreu na quinta-feira (27) no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá

Tiago Machado/Seduc-MT

Olimpíada Brasileira de Robótica ocorreu na quadra do IFMT, em Cuiabá

Olimpíada Brasileira de Robótica ocorreu na quadra do IFMT, em Cuiabá

DA REDAÇÃO
Equipes das escolas estaduais Jaime Veríssimo de Campos Júnior, de Várzea Grande, e Presidente Médici, de Cuiabá, foram premiadas na etapa prática regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento ocorreu nesta quinta-feira (27), na quadra poliesportiva do campus Cel. Octayde Jorge da Silva, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá. Ao todo, dez equipes, compostas por quatro alunos e um professor cada, das duas escolas estaduais e dos campus Cuiabá e Primavera do Leste do IFMT participaram da competição.

A escola de Várzea Grande, capitaneada pelos professores de Informática, Neto Barbosa e Renan da Silveira, conquistou medalhas em duas categorias: Robô Estreante e Robô Elegante. Para Renan, a participação é uma forma de adquirir experiência e fomentar a questão da robótica entre os estudantes. “Queremos promover a ciência e tecnologia, a robótica livre e a introdução destes conceitos no ambiente escolar, de modo simples e divertido”, destaca o professor, ressaltando que a intenção é preparar as equipes para uma participação mais efetiva e marcante na edição de 2016 do evento, e quem sabe conquistar a vaga na etapa nacional.

Já Barbosa defende a importância da robótica para o desenvolvimento social, aumento da empregabilidade e, sobretudo, a popularização da tecnologia, e espera que as escolas participem cada vez mais com projetos. “A Olimpíada dá a oportunidade dos estudantes vivenciarem a tecnologia e estimula o gosto pela pesquisa, pela curiosidade, pela ciência e, claro, identifica e forma talentos”, frisa.

Para Fábio Henrique, aluno do 2º ano, a disciplina é instigante. Ele se declara um apaixonado pela robótica e acredita que o desenvolvimento escolar se torna mais rápido. “Além disso, para os alunos que participam do projeto, a compreensão de temas difíceis fica mais divertida, pois podemos experimentar como funciona a teoria na prática”.

Os professores Nancy Lima Menezes e Ronnie Siqueira, e o monitor Júnior César, da Presidente Médici, comemoraram a medalha de Robô Inovador conquistada pela equipe da unidade escolar – composta pelos alunos Airton Yamashita, Miriã Brandão, João Miguel Martins e Ryan da Guia (todos do 8º ano).

Nancy aponta que o ensino da robótica é importante, pois possui caráter interdisciplinar e que, ao criarem um robô, os alunos também trabalham conceitos tecnológicos e o raciocínio lógico. “Os robôs construídos serão a execução prática de conceitos teóricos aprendidos em outras aulas, principalmente em ciências (física e biologia), matemática e informática”, lembra, destacando que os alunos se empenham e se dedicam muito aos estudos e ao projeto, permanecendo na escola inclusive em períodos livres, hora do almoço, etc.

O estudante Airton Yamashita faz parte do grupo de estudo e teve a oportunidade de participar da edição passada da OBR. Ele diz que a experiência foi gratificante e de muito aprendizado. “É mais como uma grande brincadeira do que um problema complexo. Nós montamos pequenos robôs com ajuda de pecinhas como as de Lego, mas com formatos especiais para a atividade, conectores, engrenagens, motor, sensores de som e luz”, menciona.

Tarefa


A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos devem construir robôs que atendam a esta tarefa. Os equipamentos podem ser integralmente construídos pelos estudantes ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). Na etapa estadual deste ano, o desafio das equipes era programar o robô para uma simulação de resgate, encontrando a vítima e superando adversidades.

O teste analisa o uso da tecnologia empregada e o tempo para a complementação do percurso e cada equipe tem dois minutos pra programar e mais cinco pra completar a prova. Vence, quem ganhar mais pontos enquanto faz o percurso.

O organizador da fase estadual, professor do departamento eletroeletrônica do IFMT, do campus Cuiabá, Ronan Marcelo Martins, explica que durante a prova, ninguém pode tocar ou controlar o robô – ele é totalmente autônomo. “Todos os robôs possuem um leitor óptico, que lê o circuito na pista, como a fita isolante em linha reta e também quadrados verdes, que indicam a direção para onde o robô deve virar”, ressalta, mencionando que outros sensores muito utilizados são o ultrassônico e o infravermelho, que servem para detectar a presença e a distância de objetos.

A etapa nacional ocorre em outubro, na Universidade Federal de Uberlândia (MG). Este é o segundo ano que Mato Grosso participa da competição, sendo que o ano passado uma equipe do IFMT conquistou o 6º lugar entre os 40 participantes da etapa nacional.

Confira o resultado:


- Competição Resgate de Vítima / Categoria Fundamental II
@uto B00t$ - EE Presidente Médici/Cuiabá

- Competição Resgate de Vítima / Categoria Ensino Médio
1º lugar: Bug Bug - IFMT/Campus Cuiabá
2º lugar: Os Peões - IFMT/Campus Cuiabá
3º lugar: Robotics PDL - IFMT/Primavera do Leste

Outras premiações:

- Prêmio Estreante
Caverão - EE Jaime Veríssimo de Campos Júnior/Várzea Grande

- Prêmio Escola Pública
Falcões Desu - IFMT/Campus Cuiabá

- Prêmio Robustez
Bug bug - IFMT/Campus Cuiabá

- Prêmio Inovação
Caverão - EE Jaime Veríssimo de Campos Júnior/Várzea Grande

- Prêmio Elegância
@uto B00t$ - EE Presidente Médici/Cuiabá

- Prêmio Dedicação
Robotics PDL - IFMT/Primavera do Leste

Classificados para a OBR 2015 - Etapa nacional:

- Categoria Fundamental II
@uto B00t$ - EE Presidente Médici/Cuiabá

- Categoria Ensino Médio
Bug Bug - IFMT/Campus Cuiabá

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia