Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2025
NA CASA DAS PRETAS
05.09.2025 | 15h01 Tamanho do texto A- A+

Associação Casa de Oxóssi realiza Oficina de Samba de Roda da Nega Baiana em Cuiabá

Aulas serão entre 12 e 14 de setembro, com celebração aberta ao público no dia 14, no Parque das Águas

Divulgação

Oficina de Samba de Roda da Nega Baiana ocorre na semana que vem

Oficina de Samba de Roda da Nega Baiana ocorre na semana que vem

DA REDAÇÃO

A batida do atabaque e o rodar da saia vão tomar conta de Cuiabá. Entre os dias 12 e 14 deste mês a Associação Casa de Oxóssi promove a Oficina de Samba de Roda da Nega Baiana.

 

Serão dois dias intensos de vivência no Centro Cultural Casa das Pretas MT – na sexta-feira (12), às 18h30, e no sábado (13), às 14h – culminando em uma grande celebração aberta ao público no domingo (14), às 17h, no Parque das Águas.

 

O samba de roda é uma manifestação cultural afro-brasileira que une música, dança e poesia em um encontro comunitário. Surgido no século XVII, no Recôncavo Baiano, ele nasceu das tradições trazidas pelos povos africanos escravizados e se fortaleceu nos terreiros de candomblé e nas festas populares.

 

Sua marca registrada é a roda: enquanto os músicos tocam e cantam, as mulheres entram no centro uma a uma para dançar, improvisando movimentos de pés, quadris e braços.

 

A oficina será ministrada pela Mestra Griô Fernanda Machado, educadora popular e presidenta do coletivo Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca, com ampla experiência na transmissão do samba de roda e da cultura de matriz africana no Brasil e no exterior.

 

A condução dos atabaques ficará sob a responsabilidade da Yalorixá Betinha, integrante do Grupo Cultural Àsé Dúdú e também do coletivo Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca, trazendo sua longa trajetória na difusão dos ritmos afro-brasileiros.

 

A Associação Casa de Oxóssi, organizadora da ação, atua como espaço de resistência, cultura e espiritualidade em Cuiabá. Responsável pela manutenção do Asé Alaketu Ilé Iforiti, já promoveu diversas iniciativas de valorização das artes e tradições afro-brasileiras, como a oficina “Costurando tradição” de confecção de trajes e turbantes, cursos de ritmos afro “Tambores de Odé’ e ações de fortalecimento comunitário.

 

Para o Babalorixá Jupirany de Odé, dirigente da casa, “cada projeto valoriza nossa cultura, mostrando que as religiões de matriz africana guardam a memória e os saberes ancestrais do povo brasileiro”.

 

O projeto é realizado por meio do Edital de Seleção Pública nº 13/2023/SECEL/MT – Viver Cultura – Identidades – Edição Lei Paulo Gustavo, que possibilita a circulação e o acesso democrático à cultura popular, especialmente às expressões que valorizam a ancestralidade e a diversidade cultural do estado.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em AQUI.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia