Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2025
TRANSPLANTE CAPILAR
05.09.2025 | 15h14 Tamanho do texto A- A+

Clínica é interditada em Cuiabá por oferecer riscos a pacientes

Unidade da Stanley´s Hair foi fechada, mas franquia continua atendendo em outro endereço na Capital

Reprodução

Fachada da clinica interditada pela Vigilância Sanitária de propriedade de Stanley  Bittar (no detalhe)

Fachada da clinica interditada pela Vigilância Sanitária de propriedade de Stanley Bittar (no detalhe)

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

A clínica capilar Stanley’s Hair Institute, especializada em transplantes capilares em Cuiabá, foi interditada após descumprir determinações da Vigilância Sanitária e colocar pacientes em risco. A interdição aconteceu em maio do ano passado.

 

A empresa apresentou irregularidades sanitárias de caráter crítico, que interferem na qualidade dos serviços prestados aos usuários

Entre os motivos citados pela fiscalização, estão a inexistência de alvará sanitário, a não apresentação de certificado de responsabilidade técnica profissional do médico e do enfermeiro da unidade, medicamentos vencidos e a ausência de equipamentos de saúde e seus planos de manutenção (veja imagens na galeria abaixo).

 

A clínica interditada fica localizada na Avenida Dom Bosco, mas a Stanley´s continua fazendo consultas e transplantes capilares em outro endereço, na Avenida Isaac Póvoas.

 

“Após a inspeção sanitária, a equipe de fiscalização constatou que o estabelecimento estava funcionando em desacordo com as legislações e normas técnicas vigentes, podendo comprometer a qualidade dos serviços prestados aos usuários", diz o relatória da Vigilância.

 

"Diante das evidências, a equipe, com o objetivo de minimizar ou eliminar os riscos que os pacientes estavam expostos, tomou a medida cautelar de interdição do estabelecimento”, completa.

O estabelecimento segue sem autorização para funcionamento até que todas as exigências legais e sanitárias sejam aprovadas

 

Além da interdição, a clínica foi multada em R$ 197 mil e foi definido um prazo, de 60 dias, para as adequações e um novo projeto arquitetônico, que foi apresentado, mas reprovado. 

 

“Em atendimento ao processo n° 68118/2024 foi constatado que a empresa supracitada apresentou irregularidades sanitárias de caráter crítico, que interferem na qualidade dos serviços prestados aos usuários e na segurança dos trabalhadores”, diz trecho da Vigilância.


“Durante o processo de inspeção, foram solicitadas adequações, incluindo a apresentação da planta baixa do projeto arquitetônico, a qual foi analisada e reprovada pela Vigilância Sanitária. Dessa forma, o estabelecimento segue sem autorização para funcionamento até que todas as exigências legais e sanitárias sejam devidamente atendidas e aprovadas”, informou a Vigilância Sanitária, por meio de nota ao MidiaNews, nesta quinta-feira (04). 

 

Registro cassado

 

A Stanley’s Hair atua em 27 cidades e 16 estados. Seu dono, o médico Stanley Bittar, proprietário da rede, teve seu registro cassado pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) após um processo ético movido por uma paciente. 

Reprodução

Stanleys Hair

 

Documentos obtidos pela reportagem também indicam que a unidade não apresentou o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) dos funcionários, bem como uma comissão de controle de infecção do serviço de saúde da unidade. Além disso, a equipe de higienização da unidade não possui registro de capacitação.

 

Problemas estruturais também foram identificados na unidade, como o uso de tapete higiênico de uso veterinário, inadequado para serviços de saúde e utilizado pela unidade para absorver o sangue capilar dos pacientes.

 

A inspeção flagrou ainda falhas na esterilização de equipamentos; salas cirúrgicas montadas como escritórios comuns, o que dificulta a esterilização do ambiente; bem como sistemas de climatização das salas cirúrgicas que estavam em desacordo com as normas vigentes.

 

Fotografias tiradas pela equipe de Vigilância Sanitária mostram algumas das irregularidades encontradas, entre elas cadeiras com revestimentos danificados, pisos inadequados para a clínica, quadros de anotação sujos em salas de procedimentos, o que aumenta o risco de contaminação.

 

Houve problemas também relacionados à coleta de resíduos com secreções, soluções para desinfecção armazenadas em frascos improvisados, depósitos desorganizados, aparelhos sujos usados em procedimentos, bem como a má higiene do estabelecimento.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Reprodução

Stanleys Hair Institute

Reprodução

Documento Vigilância Sanitária

Reprodução

Divulgação da Clínica

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair

Reprodução

Stanleys Hair




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia