Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2025
EFEITO ZAMPIERI
05.09.2025 | 17h10 Tamanho do texto A- A+

STJ demite servidor acusado de venda de decisões para lobista

Márcio José Toledo é suspeito de vazar decisões em troca de propina; defesa dele não se manifestou

Divulgação

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, acusado de comprar decisões no STJ

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, acusado de comprar decisões no STJ

DA FOLHAPRESS

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) fez a primeira demissão, nesta sexta-feira (5), de um servidor suspeito de envolvimento no esquema de venda de decisões judiciais da corte.

 

O demitido é o técnico judiciário Márcio José Toledo Pinto, que trabalhou em diversos gabinetes da corte. Ele era alvo de uma investigação interna do STJ aberta após a revelação de relações de servidores do tribunal com o lobista mato-grossense Andreson de Oliveira Gonçalves.

 

Ele também é investigado pela Polícia Federal, em um inquérito criminal. A defesa de Toledo tem dito que só irá se manifestar nos autos.

 

A demissão, sob a justificativa de que ele cometeu infrações no regime jurídico do servidor público, foi publicada em portaria assinada pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e diz que ele se valeu do cargo "para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública" e revelou "segredo do qual se apropriou em razão do cargo".

 

Toledo é suspeito de irregularidades nos gabinetes das ministras Nancy Andrighi e Isabel Gallotti —elas não são investigadas.

 

Ele é investigado por movimentações realizadas em processos "com alteração e exclusão de minutas internas em poucos minutos, inviabilizando a visualização por outras pessoas", segundo decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

Sua participação é citada em diálogos extraídos pela polícia do celular do advogado  Roberto Zampieri, morto no fim 2023 em Cuiabá, com Andreson.

 

Em agosto de 2023, Zampieri solicitou que Andreson enviasse a ele documentos que, segundo as investigações, seriam duas minutas de decisões referentes a ações de relatoria de Nancy Andrighi.

 

Busca e apreensão feita pela Polícia Federal também expõe uma relação de intimidade entre Andreson e Toledo.

 

Em troca de mensagens com sua esposa, Toledo faz comentários sobre a família de Andreson e encaminha fotos de um resort perto da usina de Itaipu, no Paraná, que pertenceria ao lobista.

 

A PF também identificou "discrepâncias significativas" nas movimentações financeiras de Toledo, em uma análise sobre a sua evolução patrimonial.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia