Todas as áreas críticas do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSVG), como a Sala Vermelha, a Sala Amarela e o Centro Cirúrgico, permaneceram totalmente protegidas, sem qualquer comprometimento no atendimento aos pacientes, ontem (3), durante as fortes chuvas que caíram sobre a cidade. Houve pontos de alagamentos internos, porém, em áreas ainda em obra.
A manutenção dos atendimentos e a segurança dos pacientes só foi possível graças às obras que estão sendo realizadas no telhado.
A secretaria municipal de saúde explica que esses setores prioritários já estão contemplados dentro da nova estrutura de cobertura, que avança e já alcançou 40% de execução.
A reforma do telhado iniciada pela atual gestão - uma das obras mais complexas e de maior impacto já realizadas no HPSVG - segue a todo vapor.
A intervenção inclui a reconstrução completa da cobertura, reforço estrutural e substituição de todo o sistema antigo, responsável por infiltrações que há anos causavam transtornos à população.
Com a nova estrutura sendo instalada por etapas, a equipe de obras priorizou justamente os setores mais sensíveis, justamente os que não sofreram com as chuvas de ontem. Porém, como parte do telhado ainda está em reconstrução, eventuais pontos de infiltração podem ocorrer até a conclusão da obra.
A prefeita Flávia Moretti, lembra que garantir dignidade é parte essencial do cuidado em saúde. Segundo ela, “é humanamente impossível aceitar que alguém esteja dentro de uma unidade hospitalar com chuva caindo sobre a cabeça e que por isso tenha de ser remanejado às pressas. Essa obra representa respeito à nossa população”.
A secretária municipal de saúde, Deisi Bocalon, reforça que esta obra é uma prioridade da gestão que decidiu enfrentar o problema estrutural pela raiz, após décadas de reparos paliativos. “Resolver o telhado é resolver um problema histórico, que afetava pacientes, familiares e servidores”, ressalta a secretária.
O superintendente de Obras, Michael Alves, destaca que a equipe tem trabalhado diuturnamente para acelerar o processo. “É uma obra grande, que exige zelo, técnica e cuidado, mas avança dentro do planejado. Logo todos os transtornos serão definitivamente resolvidos”, frisa Michael.
REFORMA DOS DE BANHEIROS - Além da cobertura, as reformas internas também seguem em ritmo acelerado. Na Ala Amarela, foram entregues quatro banheiros totalmente revitalizados, um masculino e dois femininos (que já existiam) e a construção de mais um masculino.
Já foi reformado um banheiro no setor do trauma e também, o banheiro do bloco B enfermaria 1. Em andamento estão os banheiros do Bloco B, enfermaria 6, e o banheiro dos servidores que foi possível aumentar mais um chuveiro e um vaso sanitário.
A direção do Hospital e Pronto-Socorro reforça que ruídos, movimentações e pequenos incômodos são temporários.
“Toda obra causa transtornos, mas o resultado será extremamente positivo para a população várzea-grandense. Estamos comprometidos em entregar uma unidade mais segura, moderna e acolhedora”, afirma Erika Carvalho, subsecretaria de saúde.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|