O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), promoveu no dia 3 de dezembro o Cybertech Day 2025, um encontro para os gestores de Segurança da Informação (SI) e os integrantes dos Comitês Setoriais de SI do Poder Executivo.
O evento foi realizado em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), reunindo mais de 100 participantes.
A segurança cibernética ou cibersegurança é o conjunto de ações e tecnologias usadas para proteger sistemas, redes e dados contra ataques e acessos indevidos no ambiente digital.
O objetivo do evento foi aprimorar o conhecimento técnico das equipes responsáveis pela proteção dos dados e sistemas estaduais, em um momento em que a cibersegurança se tornou prioridade para o setor público.
A programação trouxe conteúdos especializados, boas práticas e estudos de caso, incentivando maior integração entre governança, gestão e tecnologia.
O Coordenador de Gestão Estratégica de Dados e Informações da Seplag, Leandro Queiroz Soares, ressalta a importância do evento.
"O Cybertech Day 2025 é uma ação fundamental para fortalecer a cultura de segurança digital no Estado. E a programação deste ano tem foco nas boas práticas de Governança e Gestão da cibersegurança, que aumentam o nível de maturidade da segurança cibernética no Estado”, disse Leandro.
Segundo o gerente de Unidade de Governança e Gestão de Dados e Defesa Cibernética da MTI, Saffyk Vicuña de Souza, estamos em um momento de grande mudança.
“Vivemos uma transformação digital acelerada, em que praticamente todas as nossas atividades passam por dispositivos conectados e, com isso, cresce também a sofisticação das ameaças. Por isso, é essencial ampliarmos nosso conhecimento, fortalecermos os controles e entendermos como navegar com segurança nesse ambiente digital”, explicou o representante da MTI.
Programação
Ao longo do dia, especialistas mostraram como aplicar, na prática, os CIS Controls, um conjunto de recomendações internacionalmente reconhecido para melhorar a segurança digital.
Também foram discutidos temas como implementação de controles essenciais, gestão de inventários, uso de endpoints (dispositivos conectados a uma rede), governança da cibersegurança e identificação de ameaças em tempo real.
Participaram do evento profissionais como Édipo Avelino, que falou sobre o uso dos CIS Controls na governança do Ministério Público de Mato Grosso; Kembolle Amilkar, que tratou da gestão da cibersegurança; Murilo Cirino, que explicou o mapeamento de controles; Ivan Moulin, que abordou segurança em aplicativos; e o especialista da Kaspersky, Antônio Arcoverde, que apresentou soluções práticas para o fortalecimento da segurança nas aplicações governamentais.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|