Cuiabá, Quinta-Feira, 1 de Janeiro de 2026
PREVISÕES PARA 2026; VÍDEOS
01.01.2026 | 08h15 Tamanho do texto A- A+

Babalorixá prevê “guerra política” em MT e chance do Brasil na Copa

O líder religioso também falou sobre as eleições presidenciais e previsões climáticas para Mato Grosso

Yasmin Silva/MidiaNews

Babalorixá Olory Egbe Babalorisa Paulo de Osumaré, Pai Paulo

Babalorixá Olory Egbe Babalorisa Paulo de Osumaré, Pai Paulo

LARISSA AZEVEDO
DA REDAÇÃO

O ano de 2026 promete ser intenso, marcado por grandes eventos como a Copa do Mundo e as eleições.

 

Esse Odu fala do brilho, fala da vitória, mas fala que o perigo da seleção brasileira é a vaidade

Em entrevista ao MidiaNews, o babalorixá Olory Egbe Babalorisa Paulo de Osumaré, conhecido como Pai Paulo, afirmou que a população deve se preparar para uma verdadeira “guerra política” em Mato Grosso, além de boas notícias envolvendo a Seleção Brasileira.

 

Segundo ele, 2026 será regido pelo Odu Ofun Meji, associado à palavra “destinação”. O período tende a ser marcado por desafios na área da saúde, mas também por momentos de maior compreensão, fortalecimento dos laços familiares e amadurecimento coletivo.

 

No campo político, porém, o cenário será de tensão. As eleições em Mato Grosso, previstas para 4 de outubro, não devem ser marcadas por cordialidade. Pai Paulo alertou para disputas acirradas, campanhas duras e forte embate entre grupos políticos. Ainda assim, destacou que já existem nomes considerados muito fortes na corrida pelo Governo do Estado e pelo Senado.

 

Sobre a Copa do Mundo de 2026, que começa em junho, o babalorixá prevê que o Brasil tem chances de se destacar, desde que a Seleção consiga deixar a vaidade de lado e atue com mais união e foco coletivo.

 

Pai Paulo também comentou sobre as eleições presidenciais, além de fazer previsões relacionadas às temperaturas e aos eventos climáticos em Mato Grosso ao longo do próximo ano.

 

O babalorixá é o sacerdote das religiões de matriz africana e atua como líder espiritual de sua comunidade. Ele conduz rituais e realiza previsões por meio de oráculos, como o jogo de búzios, método utilizado para as leituras feitas sobre 2026.

 

Veja as previsões do Pai Paulo:

 

Copa do Mundo 

 

No cenário da Copa do Mundo, a seleção brasileira tem grandes chances de conquistar a taça, tão esperada pelos brasileiros. 

 

Quem aparece nos búzios neste assunto é o quinto Odu, Oxê, que representa o brilho e a vitória. Quando se fala sobre este brilho, automaticamente apresenta a seleção como protegida. 

 

No entanto, há algo que pode tirar o título do Brasil: a vaidade. 

 

“Esse Odu fala do brilho, fala da vitória, mas fala que o perigo da seleção brasileira é simplesmente uma coisa bem pequenininha assim, vaidade. A seleção brasileira tem que eliminar a vaidade dos seus componentes, desde os jogadores, comissão técnica, até mesmo quem preside a CBF, para que ela não seja o negativo que impeça a seleção novamente de conquistar mais uma estrela”, afirmou

 

Para que isso ocorra, não pode haver um jogador com mais destaque ou um protagonista, e sim todos os jogadores devem ocupar o palco, juntos. 

 

Além disso, outras seleções com grandes chances de erguer a taça são a Argentina, França e Alemanhã, segundo o líder religioso. 

 

 

Política Mato Grossense 

 

Na leitura feita pelo Pai Paulo, o cenário eleitoral de 2026 em Mato Grosso tende a ser marcado por forte conflito e pouca cordialidade. Segundo ele, os búzios apontam para um período de rachas internos, disputas entre grupos e campanhas movidas mais por interesses de agremiações do que pelas demandas da população. 

 

Esse ambiente, conforme o babalorixá, deve intensificar ataques, divisões e até conflitos dentro das próprias famílias, o que pode provocar o afastamento de eleitores das urnas e favorecer determinados grupos políticos.

 

Disputa ao Governo do Estado 

 

Na disputa pelo Governo, o nome de Wellington Fagundes (PL) é forte, mas o candidato vai passar por momentos difíceis em sua campanha, com falta de apoio e abandono por parte de “aliados”, no meio do caminho. 

 

“Quem aparece para ele é o Odu Ossá. Ossá é daquilo que se empenha à luta, que se desprende de tudo para ter a vitória. E nessa situação, o Wellington Fagundes sai de 2025 meio que em choque com a própria agremiação de muitas falas, de guerras internas. Ele vai precisar vencer essas guerras internas para poder realmente seguir em frente com a campanha dele”, afirmou. 

 

Ele não explodiu ainda, ele precisa explodir, se mostrar para a sociedade, infelizmente ele está vindo de carona, e nem sempre a carona te leva onde você precisa chegar, pode deixar você no meio da estrada

O Pai Paulo ainda informou que o político deve se voltar aos que estavam ao seu lado no começo. 

 

“Wellington Fagundes, é um nome forte, é um nome próspero, mas dentro do renascimento. O oráculo fala que tem que renascer, ressurgir, fazer algo como ele fez lá atrás”, disse. 

 

Outro político que disputa o Governo e está nesta guerra política, Jayme Campos (União), precisa mudar o jogo durante a campanha para se fortalecer, de acordo com o Pai Paulo. 

 

“Em relação ao senador Jayme Campos, é necessário agora fazer um jogo verdadeiro. O que é um jogo verdadeiro? Não precisa pegar o que o outro fez, pega o que você fez, e o que você fez vai ser a resposta para o eleitor acreditar em você”, afirmou. 

 

Já o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) é quem tem menos chances como o próximo governador de Mato Grosso, conforme o líder religioso. 

 

“Quem aparece para ele é o Odu Odi. Este Odu fala, exatamente, da explosão, de explodir. Ele não explodiu ainda, ele precisa explodir, se mostrar para a sociedade, infelizmente ele está vindo de carona, e nem sempre a carona te leva onde você precisa chegar, pode deixar você no meio da estrada”, afirmou. 

 

De acordo com ele, Pivetta está se escorando no governador Mauro Mendes (União), o que não vai sustentá-lo durante a sua campanha, levando-o ao fracasso. 

 

Dessa forma, apenas se ele começar a agir por si mesmo, vai conseguir chances concretas no próximo ano. 

 

Senado

 

Inicialmente, o nome do governador Mauro Mendes ainda não pode ser tratado abertamente no meio político, pois sua decisão está restrita à esfera familiar.

 

Segundo Pai Paulo, o governador enfrenta questões em casa relacionadas a tristezas e doenças, o que impede que ele defina sua trajetória política. Caso decida disputar o Senado, precisará se afastar do governo até abril.

 

“Quando se apresenta o Odu Iorossum, indica que a decisão de Mauro Mendes ainda não foi definida, não por problemas políticos, mas por questões familiares, como doenças e tristezas, que podem continuar trazendo preocupações para ele dentro do ambiente familiar”, afirmou Pai Paulo.

 

No entanto, caso opte por concorrer, o Odu Oxê mostra que ele estará em uma posição bastante positiva e tranquila.

 

Já a deputada Janaina Riva (MDB) também surge como forte candidata ao Senado. Os búzios indicam um futuro político promissor para ela.

 

“O nome dessa deputada se enquadra em qualquer proposta. Vejo que ela seria vitoriosa em qualquer ação que promover. Mesmo se saísse hoje e o governador não ganhasse a eleição, ela sairia muito forte. Se apostar no Senado, a situação dela é muito positiva”, afirmou.

 

 

De acordo com Pai Paulo, Janaina Riva aparece nos caminhos do Odu Obará, ligado a pessoas destinadas a brilhar e reinar, o que indica uma candidatura tranquila e promissora.

 

 

Prefeitura de Cuiabá 

 

Para o segundo ano da gestão do prefeito Abilio Brunini (PL), quem fala é o Odu Iorossum, que diz “arrume a sua casa”. 

 

Conforme explicou o babalorixá, Abilio tem uma gestão “fria”, sem grandes mudanças em relação ao último ano. 

 

“Vai continuar no mesmo patamar, não vai haver nenhuma mudança exatamente que possa elevar ele aos olhos das pessoas, ou com a bondade, ou com grandes coisas que tenha feito. Porque ele vive ainda arrumando uma casa, que de verdade, ele deveria mostrar o que ele está arrumando. Ele só fala que está arrumando o defeito do outro que esteve. Então, Cuiabá não precisa esperar grandes eventos”, disse. 

 

“O conjunto ainda não está formado, ele precisa formar conjunto. Onde em tudo o prefeito que aparece, para que o secretário? Os secretários não aparecem, isso é ruim para a sociedade. É uma gestão, na verdade, monopolizada. Ele precisa agir como centro familiar. Ele não formou essa família ainda na gestão dele, ele precisa disso”, complementou. 

 

 

Eleições nacionais 

 

De acordo com os búzios, o cenário político nacional também será de guerra para as eleições de 2026. Deve haver muitos ataques, enfrentamentos e cartas, que antes eram guardadas, sendo usadas. 

 

No entanto, quando questionado sobre o resultado das eleições, o Pai Paulo afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) é marcado para ser o presidente. Quem apareceu para ele foi o Odu Osa Meji, dono do “tudo ou nada”. 

 

Inicialmente, realmente, quem quer ser queimado, ou por honra, ou por desafio, é Flávio Bolsonaro. Que quer se queimar. Porque a política, exatamente, que nós estamos falando, ele não exerce

Segundo o líder religioso, isso significa que Lula continuará cumprindo seu destino, pois essa é a missão dele no mundo.

 

“Lula é uma pessoa marcada para isso, e as pessoas ainda não entenderam o porquê. Cada pessoa tem um destino, e você não muda o destino de ninguém, a não ser que a mate. Quando se fala da estrela de alguém, ou você tenta apagar, ou brilha junto com ela. E Luiz Inácio Lula da Silva é exatamente isso”, afirmou.

 

Apesar disso, haverá concorrentes. Flávio Bolsonaro (PL) pretende disputar a presidência, mesmo sem chances reais de vencer Lula.

 

“O que significa ‘queimar’? É se expor na disputa. Inicialmente, quem quer se queimar, por honra ou desafio, é Flávio Bolsonaro. Ele quer se queimar, porque a política que estamos falando ele ainda não exerce plenamente”, explicou.

 

Outros nomes como Romeu Zema, Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado também estão na corrida, mas, segundo o babalorixá, o único com alguma vantagem real para competir é Tarcísio.

 

 

No entanto, quem ocupará a presidência ainda não está totalmente definido. De acordo com a leitura espiritual, fatores como doença ou morte de Lula, ou um chamado de seus ancestrais, podem alterar a trajetória do próximo ano.

 

 

Temperaturas e fenômenos nacionais 

 

Os mato-grossenses podem seguir na espera do calor, mas também devem ter cuidado com as águas em 2026, de acordo com o Pai Paulo. Isso porque quem apareceu para o tema foram Ofun, ligado a água, e Egila Sheborá, que traz consigo trovões e tempestades. 

 

Dessa forma, a natureza selvagem é que vai denominar o estado no próximo ano. 

 

“Essas tempestades trazem mortes também, ouviu? Muito cuidado com acidentes em rodovias, com tempestades, vai ser assim, risco. [...] Mato Grosso vai viver aí dias intensos e preocupantes”, afirmou. 

 

O babalorixá pai paulo atende a sociedade em seu templo Ile Dará Osumare Araka Axé Omin Ybu, no Bairro Ponte Nova, em Várzea Grande. É possível entrar em contato com ele pelo número (65) 99200-5852. 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia