Cuiabá, Segunda-Feira, 7 de Julho de 2025
QUEIMADAS EM MT
26.08.2024 | 14h33 Tamanho do texto A- A+

Brigadista do Ibama que combatia incêndio é encontrado morto

Ele integrava a equipe da PrevFogo e foi encontrado na manhã desta segunda-feira (26)

Reprodução

Uellinton Lopes dos Santos (detalhe), cujo corpo foi encontrado nesta segunda

Uellinton Lopes dos Santos (detalhe), cujo corpo foi encontrado nesta segunda

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

O brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (25), após um incêndio registrado no território indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu (953 km de Cuiabá). 

 

Uellinton teria morrido em decorrência de queimaduras.  

 

O brigadista estava desaparecido desde a manhã de domingo (25). Ele havia desaparecido durante atividades de combate a um incêndio florestal na área indígena.

 

Segundo informações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o corpo foi encontrado a cerca de 1 km da linha de defesa contra o fogo instaurada pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

 

Uellinton, que integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília, atuava no Prevfogo desde 2024. O grupo de combate realiza atividades em todo o território nacional.

 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ueliton atuou de 2021 a 2024 como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Por meio de uma nota, o Ministério do Meio Ambiente expressou condolências e afirmou que prestará assistência no caso. “O MMA e o Ibama prestam toda assistência, solidariedade e apoio à família do brigadista”, declarou o ministério.

 

Outro caso

 

Esta é a segunda morte de um brigadista registrada nos últimos quatro dias. Na tarde de quinta-feira (22), o brigadista Paulo Henrique Pereira Souza morreu durante o combate a um incêndio na região de Itiquira.

 

O fogo registrado em um canavião, teve início na Usina Sonoroa, localizada no estado de Mato Grosso do Sul.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia