Cuiabá, Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2025
CRIANÇA DE 9 ANOS
15.10.2025 | 10h07 Tamanho do texto A- A+

Caso suspeito de sarampo é descartado em Várzea Grande

Os resultados de biologia molecular (PCR) não detectaram a presença do vírus do sarampo, indicando ausência de infecção ativa

Reprodução

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informa que foi descartado o caso suspeito de sarampo em uma criança de 9 anos residente no município.

 

A análise foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Programa Estadual de Vigilância das Doenças Exantemáticas, com apoio da Vigilância Municipal.

 

Conforme informações da ficha de notificação e do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a criança possui uma dose da vacina tríplice viral, que foi aplicada em 15 de julho de 2022.

 

De acordo com o relato registrado, a menor apresentou febre, exantema (manchinhas vermelhas pelo corpo), tosse e coriza com início dos sintomas em 29/09/2025, tendo surgido a febre e o exantema no mesmo dia.

 

Conforme estudos e registros dos sintomas do sarampo, as manchinhas aparecem cerca de 2 a 4 dias após o início da febre.

 

Os resultados de biologia molecular (PCR) não detectaram a presença do vírus do sarampo, indicando ausência de infecção ativa.

 

Diante das análises clínicas, laboratoriais e epidemiológicas, a equipe técnica concluiu que o caso não apresenta vínculo compatível com sarampo.

 

A investigação também mostrou que a criança não teve histórico de viagem nos últimos 30 dias para áreas com circulação ativa do vírus, nem contato com casos suspeitos ou confirmados.

 

ATENÇÃO - Mesmo com o resultado negativo, a Secretaria Municipal de Saúde reforça à população sobre a importância da vacinação, principal forma de prevenção contra a doença.

 

De acordo com o calendário vacinal, as doses devem ser aplicadas da seguinte forma:

 

                •             Crianças de 6 meses a 8 meses e 29 dias: devem receber a dose zero da vacina contra o sarampo – sendo a vacina dupla viral (protege contra o sarampo e rubéola)

                •             Crianças a partir de 9 meses à 11 meses e 29 dias: recebem a primeira dose zero da vacina contra o sarampo, sendo a vacina tríplice viral (protege contra o sarampo, caxumba e rubéola)

                •             Pessoas de 1 a 29 anos: devem ter duas doses da vacina tríplice viral comprovadas

                •             Adultos de 30 a 59 anos: precisam ter uma dose da vacina.

 

Todas as unidades de saúde de Várzea Grande estão com vacinas disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h de forma gratuita.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia