A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou na última terça-feira (23) o diagnóstico de dois casos de sarampo no município de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá).
Os pacientes, uma mulher de 27 anos e uma criança de 4 anos, contraíram a doença após uma viagem à Bolívia, país que atualmente enfrenta um surto de sarampo. Segundo informações da SES-MT, ambos não possuíam registro de vacinação e tiveram contato com pessoas infectadas durante a estadia no país vizinho.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste confirmou que os dois pacientes já estão fora do período de transmissão. No entanto, o órgão fez um alerta à população local sobre a importância da vacinação para conter a disseminação do vírus.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Dra. Mônia Maia, informou que a cobertura vacinal da segunda dose do imunizante contra o sarampo no município está em 80%, índice considerado abaixo do ideal, que é de 95%.
“Neste momento, é essencial que a população esteja com a situação vacinal atualizada, conforme preconizado, sobretudo as crianças menores de 2 anos, que precisam de duas doses para garantir a proteção adequada. A cobertura da segunda dose está em 80%, ou seja, abaixo do ideal”, destacou a coordenadora.
Além da mobilização da equipe municipal, profissionais da SES-MT e do Ministério da Saúde devem se deslocar até o município para acompanhar o caso.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por secreções respiratórias (tosse, espirro ou fala) e pode causar complicações graves e até morte.
A vacinação é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e continua sendo a principal forma de prevenção.
De acordo com dados da SES-MT, 63 casos suspeitos de sarampo foram notificados em Mato Grosso somente em 2025. Destes, 48 foram descartados, 13 seguem em investigação e 2 foram confirmados — os de Primavera do Leste.
Até então, o último caso confirmado da doença em Mato Grosso havia sido registrado em Lucas do Rio Verde, no ano de 2020.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|