Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
SEM DADOS E VOZ
28.10.2015 | 15h40 Tamanho do texto A- A+

Claro, Embratel e Net ficam sem rede após danos em fibra óptica

Usuários do Estado não estão conseguindo realizar ligações, nem acessar a internet

Marcus Mesquita/MidiaNews

Clientes de operadoras têm enfrentado dificuldades em Mato Grosso

Clientes de operadoras têm enfrentado dificuldades em Mato Grosso

VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO

Os usuários das operadoras Claro, da Embratel e da Net estão sem conseguir realizar ligações nem acessar a internet, desde a manhã de terça-feira (27), em Mato Grosso.

 

O problema havia sido parcialmente sanado na noite de ontem (27), porém, retornou nesta quarta-feira (28). Novamente, os usuários das operadoras não conseguiram realizar nenhum procedimento de telefonia.

 

O gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de Mato Grosso, José Praxedes, disse que as falhas nas linhas telefônicas aconteceram em razão de um rompimento na fibra óptica, que pertence à Embratel.

 

“A fibra óptica é que suporta toda a rede do Estado; ela pode falhar a partir de algum acidente ou através de rompimento”, disse.

 

A Anatel estava aguardando um relatório nesta quarta-feira, porém, a reincidência da falha impediu que o documento fosse entregue.

A fibra óptica é que suporta toda a rede do Estado; ela pode falhar a partir de algum acidente ou através de rompimento

 

“A expectativa era receber o relatório sobre o problema de ontem, mas, como ocorreu novamente, ainda não recebemos as informações oficiais”, explicou.

 

Praxedes afirmou que a Anatel aguarda esclarecimento oficial da operadora para justificar a situação.

 

As operadoras que utilizam a fibra óptica da Embratel estão realizando reajustes para restabelecer as linhas telefônicas em Mato Grosso.

 

“A operadora informou que está trabalhando para restabelecer a rede de telefonia. Em alguns pontos, já foi restabelecida”, disse.

 

Comércio e bancos

 

O comércio e alguns bancos da Capital têm enfrentado o problema com mais intensidade, pois utilizam da rede de fibra óptica para realizar transações bancárias ou pagamento via cartão de crédito.

 

Em uma agência do Banco do Brasil, no centro da Capital, os serviços foram interrompidos e um aviso foi colocado em frente ao local. "Sistema inoperante devido a rompimento de cabo e queda de torre", informa o texto.

 

Em nota, o Banco do Brasil confirmou as dificuldades causadas pelo rompimento da fibra óptica e pontuou que 46 agências tiveram o sistema prejudicado durante o período desta manhã.


"A falha de sistema foi originada ontem (27) pelo rompimento de um cabo de fibra ótica e a queda de uma torre de transmissão em Goiás, a Embratel está restabelecendo o link de comunicação. Os terminais de autoatendimento estão operando normalmente", informa a nota.

 

Comunicado

 

Em comunicado enviado à imprensa, na terça-feira (28), a Claro disse que a ausência de sinal ocorreu devido à instabilidade de rede.

 

Reprodução

Aviso - Banco

Banco fechou nesta quarta-feira (28), em razão de rompimento da fibra óptica da Embratel

A empresa afirmou que está empenhada em solucionar o problema, porém não estabeleceu um prazo para que a situação seja resolvida.

 

Confira a íntegra da nota:

 

“A Claro informa que, devido a uma instabilidade de rede, clientes do Mato Grosso podem estar enfrentando dificuldades para acessar os serviços de voz e dados da operadora.

 

A empresa ressalta que todos os seus esforços estão sendo empenhados para que os serviços sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível”.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Claro tem instabilidade na rede e usuários ficam sem sinal

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Roberto  29.10.15 09h56
Realmente,uma torre de transmissão de energia elétrica da nossa empresa caiu e tivemos mais de 70 funcionários para sanar o problema,as torres de transmissão de energia elétrica não transportam somente energia,más também uma rede de dados Carrier,quando cai uma torre,o Sistema é afetado. Não é culpa da empresa,foi consequência de um fenômeno natural.
2
2
Maria Júlia  29.10.15 08h45
E mesmo sem funcionar nada, a CLARO mandou mensagens dizendo que eu havia consumido 100% do pacote de internet. PA LHA ÇA DA!
10
0
marcos r. alvarenga  29.10.15 07h24
estamos de saco cheio com essas notas explicando o inexplicavel,com justificativas padroes!! nao prestou o serviço com qualidade, responde na justiça......quando eu nao pago a conta,eles nao querem nem saber qual o motivo!!!
7
0
welber  28.10.15 16h53
Quando minha conta não é paga por instabilidade de minha conta bancária, a Cia telefônica não tá nem ai, corta o serviço e me cobra juros por atraso. Quando não presta o serviço por não dar manutenção em seus equipamentos, põe a culpa na fibra ótica, no sistema ou em qualquer outro agente, mas não atrasa no envio da conta nem me dá desconto. O prejuízo por ficar impedido de trabalhar, eu cobro de quem? E quando vão fazer valer o art. 22 do CDC? Essa nota não serve de desculpa pela má prestação de serviços, nem exime as Operadoras de suas respectivas responsabilidades.
64
0
danilo  28.10.15 16h33
Lucro cessante...
8
1