Cuiabá, Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
GOALBALL
02.02.2018 | 17h06 Tamanho do texto A- A+

Colaboradora do Univag treina com Seleção Brasileira

A atleta que representa Mato Grosso foi destaque nos campeonatos em 2017

Divulgação

Isis Paes da Cruz, atleta na modalidade de Goalball

Isis Paes da Cruz, atleta na modalidade de Goalball

DA ASSESSORIA

A colaboradora do Univag Centro Universitário, Isis Paes da Cruz, atleta na modalidade de Goalball, foi convocada pela seleção brasileira para I Fase de Treinamento de 2018. O grupo iniciou as atividades no dia 22 de janeiro no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.

 

Isis compõe a equipe de atletas do setor de Esportes do Univag, criado por meio de uma parceria firmada em dezembro de 2014 entre a Instituição e a AMC-MT (Associação Matogrossense dos Cegos), com o objetivo de ampliar a inclusão social e promover a prática de esportes das pessoas com deficiências.

 

“A parceria com a AMC tem sido fundamental para indicação de candidatos a colaboradores do Univag, na função de atleta. Hoje temos diversos colaboradores atletas que executam os seus treinos nas instalações do nosso Campus. Aqui eles recebem todo o suporte necessário não só para os treinos, mas também para atendimentos na área de saúde, ofertados pela nossa Clínica Integrada. Todo esse suporte que o Univag oferece tem trazido resultados positivos para eles, dando condições para que participem de grandes campeonatos nas modalidades de Goalball e Futebol de 5. Ver nossos atletas ganhando destaque na seleção brasileira é um grande orgulho para o Univag”, destaca a Coordenadora de Gestão de Pessoas do Univag, Ana Carolina Amorim.

Ver nossos atletas ganhando destaque na seleção brasileira é um grande orgulho para o Univag

 

A atleta que representa Mato Grosso foi destaque nos campeonatos em 2017, o que a levou a ser convocada pela Seleção Brasileira para a I Fase de Treinamento. 

 

“Para nós da Associação é um grande orgulho ter mais uma atleta na seleção brasileira. Já tivemos a Claudia Paula Gonçalves de Amorim Oliveira, que disputou a Paralimpíada Rio 2016, e agora a Isis foi convocada. Isso é resultado da parceria com o Univag, que incentiva nossos atletas e dá a oportunidade de caminhar no mundo dos esportes”, comenta o diretor de esportes da AMC, Luciano Marcelo de Campos.

 

Isis perdeu parte da visão aos seis anos de idade. Aos 21, com apenas 12% da visão, conheceu o Goalball e pela primeira vez irá vestir a camisa da seleção brasileira. A convocação para as próximas fases dependerá do desempenho apresentado pela atleta nesta fase, podendo levá-la a disputar o mundial de Goalball na Suécia, em março.

 

“Desde que eu entrei para o time do Univag eu sempre tive esse objetivo de chegar à seleção brasileira e hoje eu consegui. A parceria entre as instituições tem um grande peso nessa conquista. Hoje temos uma quadra fixa no campus Univag, onde executamos os treinos, temos todo suporte e incentivo no mundo esportivo paralímpico”, conta Isis.

 

A atleta não tem medido esforços para conquistar a vaga definitiva na seleção e garante que irá para participar do campeonato mundial.  “Minha meta é continuar na seleção brasileira de Goalball. Essa primeira fase de treinamento foi muito produtiva, eles me elogiaram muito. Estou muito feliz”, finaliza Isis.

 

A atleta já foi selecionada para segunda fase de treinos, que acontece entre 14 e 23 de fevereiro, em São Paulo.

 

Goalball

 

A modalidade Goalball foi criada exclusivamente para atletas cegos e portadores de visão subnormal. Os atletas jogam com bolas de 76 cm de diâmetro e 1,25 Kg, se orientando para defender e também atacar.

 

Mesmo que ainda pouco conhecida no Brasil, o grande número de atletas permitiu que o Brasil experimentasse uma enorme evolução neste esporte, ganhando, pela primeira vez, a medalha de prata nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012.

 

Este é um esporte de equipe, disputado por dois times de três jogadores com, no máximo, três atletas reservas. Podem competir na mesma equipe atletas das classes B1(cego), B2 e B3 (portadores de visão subnormal), segundo as normas de classificação da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). O Goalball é disputado nas categorias masculina e feminina.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia