O prefeito Mauro Mendes inaugurou na noite de quarta-feira (1º) a revitalização do Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos – Dom Aquino. A obra foi realizada em parceria com a Associação dos Camelôs e é a primeira dentro do conceito de criação de espaços de lazer noturnos em Cuiabá.
“Todas as cidades possuem locais para a prática de esportes ou mesmo para o lazer à noite – e é isso que queremos em Cuiabá: espaços públicos noturnos, modernos e bonitos, como a população espera e merece. Este é o primeiro com o alto padrão de qualidade que é nossa prioridade para as transformações que irão ocorrer na cidade”, disse Mauro Mendes, lembrando que os próximos locais no mesmo conceito serão o Parque Tia Nair, o Porto Cuiabá e o Parque das Águas.
Mauro ainda destacou que o complexo irá integrar as obras do Porto Cuiabá, promovendo a transformação da região do tradicional bairro do Porto. “Esta é a primeira etapa desta grande transformação por que passará a região. O complexo Dom Aquino irá se unir ao Porto Cuiabá num grande espaço de lazer e prática de esportes”, pontuou o prefeito.
Para o presidente da Associação de Moradores do Dom Aquino, Martinho Reis, a revitalização do complexo torna o local o cartão de visita do bairro. “Este é um momento festivo para o bairro e toda a cidade, que também vai poder aproveitar o espaço. Temos agora um local para atender a educação e saúde, crianças e idosos”, comemorou.
O secretário de Esporte, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus, contou que no local será possível a prática de pelo menos onze modalidades esportivas. “A comunidade nos pedia há muito tempo a revitalização deste espaço. Agora, será possível a prática de esportes como futsal, vôlei, beachsoccer, vôlei de areia, futebol society, atletismo, arremesso de dardo, de peso, bocha, entre outros”, disse.
A Prefeitura de Cuiabá executou a obra com recursos da Associação dos Camelôs. Todo o projeto do complexo esportivo foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude. A concessão para ocupação do espaço pela associação é válida por 30 anos.
“Estamos dando um exemplo para o Brasil de que é possível fazer algo bem feito, através de uma parceria público-privada séria e honesta. Quando se quer, se faz. Revitalizando o complexo Dom Aquino, pudemos retribuir à cidade tudo o que ela nos proporcionou nos últimos 19 anos”, salientou o presidente da Associação dos Camelôs, Misael Galvão.
A obra foi iniciada em fevereiro deste ano e contemplou a instalação de luminárias de LED, plantio de árvores, plantas frutíferas e ervas aromáticas, que vão auxiliar deficientes visuais na sinalização local. Além da construção de horta comunitária, playground, banheiros e vestiários pista de atletismo, campos de futebol, quadra coberta, quadras de areia, espaços de bocha e revitalização do ginásio.
O promotor de Justiça, Gerson Barbosa, acompanhou todo o processo de concessão do espaço para a associação e comemorou o resultado. “Acompanhamos tudo como fiscais da lei e o resultado do trabalho torna este lugar palco da cidadania, com tudo que está sendo disponibilizado, atendendo aos pedidos da comunidade local e necessidades da população cuiabana”, afirmou.
Participaram da inauguração do complexo os secretários Eduardo Lustoza (Governo), Gilberto Figueiredo (Educação), Werley Peres (Saúde), Rogério Gallo (Procurador-Geral), Kleber Lima (Comunicação), Pascoal Santullo Neto (Gestão), Elias Alves de Andrade (Agricultura e Abastecimento), José Roberto Stopa (Serviços Urbanos), Henrique de Souza (Apoio à Segurança Pública), os adjuntos Rodrigo Verão (Procuradoria), Ivone Rosset (Agricultura) e Noelson Silva Dias (Segurança) e os vereadores Toninho de Souza, Onofre Júnior, Mário Nadaf e Wilson Quero-Quero.