O Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande (CME), promoveu ontem (24), audiência pública para a avaliação do Plano Municipal de Educação e avaliação de elaboração de políticas públicas para o setor. O evento ocorreu no auditório da Igreja Batista Nacional no Cristo Rei.
De acordo com a presidente do Fórum Municipal de Educação, professora Marli de Jesus, a audiência pública, promovida pelo CME, foi um evento aberto, onde a sociedade civil e profissionais da Educação puderam apresentar opiniões e sugestões, tendo como propósito aumentar a transparência e a participação popular no processo de tomada de decisões na esfera municipal no âmbito da Educação.
Representando a Prefeitura, o vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), defendeu a criação de uma política de ensino de Estado ao invés de política de gestão.
“É possível a criação de política de ensino que seja de Estado, que possa ser votada e aprovada pela Câmara, que seja institucional, que garanta o avanço do ensino e a valorização dos profissionais, independente de quem esteja na gestão para ter sua continuidade?” perguntou Zaeli.
O vice-prefeito reforçou que, tanto ele, quanto a prefeita Flávia Moretti são pessoas comuns como todos ali presentes, “não somos pessoas que tratam a política como negócio e nem oportunidade. Somos passageiros e queremos deixar um legado de verdade” completou.
O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, disse que a avaliação do Plano Municipal de Educação é importante para analisar também a questão dos avanços na valorização profissional, contemplado nas metas do próprio PME.
Moura destacou que pela primeira vez na história, a nova gestão municipal tem estreitado as relações com a entidade e avanços já foram efetivados ainda no primeiro semestre com o pagamento da recomposição do Piso Salarial Nacional/2025 de 6,27%.
“Na semana passada, em nova reunião com o secretário Igor, finalizamos um acordo para o pagamento da reposição de 34,20% para técnicos e professores” anunciou Juscelino, afirmando que a documentação está sendo agilizada para a aprovação junto aos vereadores, que possa ser pago aos servidores ainda no mês de dezembro.
O presidente do Sintep parabenizou o vice-prefeito Tião da Zaeli pela atuação do secretário Igor Cunha frente à pasta da Educação e os avanços já conquistados. Ele citou também o aumento da hora atividade de 20 para 25 horas e a contratação via seletivo de professores de Artes, Educação Física e de Inglês.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, chamou ao palco um estudante da rede municipal e apontando para ele disse aos presentes que todas as pautas discutidas no evento deveriam ter como foco principal a melhoria das políticas públicas para atender melhor os alunos da Educação Municipal de Várzea Grande.
“De nada adianta discutimos aqui valorização, salários ou infraestrutura, sem o foco no futuro desse estudante que é nossa grande e verdadeira mola propulsora” afirmou.
A Audiência pública para avaliação do Plano Municipal de Educação finaliza o decênio 2015/2025 do PME. Nessa mesma audiência já foi dado início ao chamamento, conscientização e participação popular para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação de Várzea Grande.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|