Cuiabá, Sábado, 28 de Junho de 2025
PANTANAL DE MT
28.06.2025 | 17h01 Tamanho do texto A- A+

Defesa Civil mapeia pistas de pouso para apoio no combate aos incêndios

Equipe ainda fez reunião de alinhamento e orientação com a Prefeitura do município

Mayke Toscano/Secom-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou uma visita técnica ao município de Poconé, entre os dias 23 e 26 de junho, com o objetivo de identificar e mapear pistas de pouso para apoio às operações de combate aos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense.

 

A ação faz parte do planejamento estratégico antecipado de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais que historicamente afetam a região no período de estiagem. O mapeamento das pistas é essencial para garantir a rápida mobilização das aeronaves e equipes de combate aos incêndios.

 

Na região, foram vistoriadas cinco pistas de pouso, que foram avaliadas quanto às condições operacionais, de acessibilidade e infraestrutura. 

 

A avaliação incluiu a identificação de irregularidades como rachaduras, buracos ou vegetação; registro com imagens aéreas de alta resolução da pista e áreas adjacentes para identificação de problemas estruturais e avaliação da acessibilidade e conservação da área; e formação de banco de dados com informações de georreferenciamento para subsidiar o planejamento operacional das ações aéreas. 

 

Além do mapeamento de pistas, a Defesa Civil também se reuniu com a Prefeitura de Poconé e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com objetivo de reforçar a articulação entre os órgãos e alinhar as estratégias de atuação integrada durante o período de estiagem.

 

Operação Pantanal 2025

 

Na última terça-feira (24.6), o Governo de Mato Grosso lançou a Operação Integrada de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal 2025, com investimento de mais de R$ 125 milhões para as ações de combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal. Somente para o aluguel de aeronaves para o combate aos incêndios, sob a gestão da Defesa Civil, o investimento previsto é de R$ 11 milhões.  

 

A Operação conta com 80 combatentes, entre militares e brigadistas, 52 servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) para apoio técnico e logístico, 28 máquinas operacionais, um helicóptero do Ciopaer, duas aeronaves de asa fixa, 20 viaturas e quatro aeronaves da Defesa Civil.

 

O Pantanal também passou a contar com uma Sala de Situação fixa em Poconé, que irá funcionar como um centro operacional estratégico para ações de combate aos incêndios florestais na região.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia