O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) promoverá, no próximo dia 20 de outubro, às 14h, um evento para alinhamento de informações com as empresas do setor de desmonte e venda de peças usadas no Estado.
No encontro, que acontecerá no auditório da sede do Detran, em Cuiabá, serão tratadas informações sobre os procedimentos do credenciamento das empresas do ramo, conforme a Portaria do Detran-MT nº 568/2025 e a Lei Federal nº 12.977/2014.
Ainda no evento serão repassadas informações de como será feita a fiscalização das empresas no Estado, para o monitoramento da atividade comercial de peças usadas.
Além do Detran, participarão do encontro representantes das forças de segurança pública e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
Venda de peças usadas
Agora, somente empresas credenciadas pelo Detran-MT poderão realizar o desmonte de veículos e a comercialização de peças usadas, garantindo maior controle e segurança por meio de um sistema informatizado de gestão, trazendo mais segurança e transparência na hora de comprar peças usadas.
As peças serão identificadas com etiquetas próprias, possibilitando o rastreamento da sua origem e destino.
Além do credenciamento das empresas, também haverá ação fiscalizatória da atividade por meio dos órgãos da segurança pública, com objetivo de intensificar a prevenção e o enfrentamento de crimes relacionados ao desmanche de veículos.
Com a medida o Detran-MT espera inibir o desmanche clandestino de veículos e reduzir os índices de roubos e furtos de veículos no Estado, uma vez que o credenciamento das empresas fortalece a rastreabilidade e a fiscalização sobre a atividade.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|