Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
NESTA TERÇA
25.04.2017 | 14h26 Tamanho do texto A- A+

Escritora Marta Cocco lança o livro "SaBICHÕES" no Sesc Arsenal

O livro é editado pela TantaTinta e conta com ilustrações de Vanessa Prezoto

Reprodução

A escritora Marta Cocco, que lança nova obra

A escritora Marta Cocco, que lança nova obra

DA REDAÇÃO

A escritora Marta Cocco lança, nesta terça-feira (25), no Sesc Arsenal, a partir das 19h, seu 11º livro. Desta vez é um livro infantil (o 3º da autora nessa categoria), de haicais, e se chama SaBichões. O livro é editado pela TantaTinta e conta com ilustrações de Vanessa Prezoto.

 

Haicais são poemas curtos, de 3 versos. O modelo é originário do Japão. Aqui no Brasil não segue o rigor da métrica (5 sílabas poéticas no 1º verso, 7 no 2º e 5 no 3º). 

 

Entre as propostas do haicai, segundo a tradição japonesa, estão a de apresentar de modo conciso uma cena da natureza, no presente (o tempo passando agora), e de não colocar o ego do ser humano em evidência, como se fosse superior a outros seres da natureza. Partindo dessa orientação é que Marta Cocco criou os 14 poemas do livro.

 

“Cada poema fala de um animal, daquilo que eles sabem fazer, por isso são chamados de sabichões. Tudo acontece no intervalo de um dia, desde o despertar até a noite. Na parte da manhã,  privilegiamos ações associadas ao trabalho, ao construir, ao preparar das refeições, depois o almoço, o escovar dos dentes, a hora da sesta. À tarde enfatizamos as brincadeiras, a liberdade, os movimentos, a hora de fazer caminhada (à tardinha), depois o jantar e, por fim, a noite, quando um dos animais faz o papel de vigia, procurando alinhavar, de alguma forma, as ações desses animais com alguns hábitos dos humanos. Com isso, pretendemos, indiretamente, estimular alguma identificação e afetividade entre animais e crianças.”

 

O livro une a magia da poesia em capturar cenas da vida natural, aquilo que é, de certo modo, óbvio, combinando a parte verbal (poemas propriamente ditos) com a parte não verbal (ilustrações) que sugerem múltiplas possibilidades de leitura. Marta afirma que se inspirou na memória da infância, quando teve um abundante contato com a natureza, e no jeito “bagunceiro de algumas crianças” que conhece.

 

O livro leva em conta que “as crianças de hoje são inteligentes, gostam de poesia que as instigue a descobrir mais”, mas também é “para adultos que ainda mantêm viva a criança dentro de si”.

 

Marta, que além de escritora é professora de Literatura e pesquisadora na Unemat, campus de Tangará da Serra, diz que esse livro é uma das realizações mais felizes da sua carreira e que dedicou uma atenção especial à musicalidade dos textos, explorando sons de vogais, de consoantes, além de rimas.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia