Cuiabá, Domingo, 2 de Novembro de 2025
SHOW EM CUIABÁ
02.11.2025 | 09h43 Tamanho do texto A- A+

Maioria do público do Guns é de MT e 33% de outros estados

Estudo coordenado pela Sedec aponta que dois terços dos presentes são de cidades do Estado

Sedec-MT

Os dados serão comparados com informações de emissão de passagens aéreas e rodoviárias, além de indicadores de arrecadação do ICMS

Os dados serão comparados com informações de emissão de passagens aéreas e rodoviárias, além de indicadores de arrecadação do ICMS

DA REDAÇÃO

A contagem parcial da pesquisa realizada durante o show do Guns N’ Roses, realizado em Cuiabá na última sexta-feira (31), revela que 66,14% do público era formado por moradores de Mato Grosso, enquanto 33,46% veio de outros estados e 0,39% de países vizinhos, como a Bolívia.

Muitos visitantes de fora disseram querer conhecer melhor Mato Grosso e pediram mais eventos desse porte

 

O levantamento é conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do programa Descubra Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, UFMT, IFMT e Unic. O resultado completo deve ser divulgado em até 20 dias.

 

O estudo busca traçar o perfil dos turistas e mensurar o impacto econômico de um dos maiores eventos já realizados na capital.

 

As equipes estiveram na Arena Pantanal na última sexta-feira aplicando questionários com uma amostra do público estimado em 40 mil pessoas. Foram coletadas informações sobre origem, hospedagem, gastos, tempo de permanência e intenção de retorno à cidade.

 

Público receptivo

 

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo, Gláucia Regina da Silva, cerca de 300 questionários foram aplicados entre 15h e 18h, com boa receptividade do público.

 

“As pessoas demonstraram muito interesse em participar. Muitos visitantes de fora disseram querer conhecer melhor Mato Grosso e pediram mais eventos desse porte", disse a coordenadora.

 

"Agora iniciamos a tabulação dos dados, e acreditamos que em até 20 dias teremos o resultado final consolidado. Foi uma equipe pequena, mas muito comprometida. Essa integração entre Estado, município e universidades faz a diferença na geração de dados de qualidade, que podem orientar novas ações de promoção do turismo”, avaliou.

 

O coordenador de pesquisa da Unic, Osvaldo Borges, lembrou que o trabalho serve de referência para futuras análises sobre grandes eventos. Ele destacou que aprendizado coletivo que ajuda o poder público a melhorar a estrutura e o atendimento ao turista.

 

“É muito importante que as instituições se unam para poder gerar conhecimento, informação para o Estado e os entes públicos, no modo geral. Às vezes a instituição tem uma base de pesquisadores, tem a metodologia para desenvolver pesquisa, e as entidades públicas precisam de informação. Quando se dá a junção das instituições de ensino e o Estado, isso gera informações de qualidade que possam contribuir para o desenvolvimento do setor público", afirmou.

 

Após a conclusão da tabulação, os dados serão comparados com informações de emissão de passagens aéreas e rodoviárias, além de indicadores de arrecadação do ICMS em setores ligados ao turismo, como hospedagem, alimentação e transporte.

 

O objetivo é quantificar o impacto real de um evento internacional sobre a economia local e o comportamento do visitante em Cuiabá.

 

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