A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) participou, nesta terça-feira (30.9), da abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil – Os Desafios da Inclusão, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O objetivo do evento, que reúne até o dia 2 de outubro, gestores, professores e especialistas em Educação Infantil e Inclusiva, é promover uma educação cada vez mais acessível e equitativa desde os primeiros anos de vida.
Os participantes vão debater a Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que trata das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, documento que deve orientar práticas pedagógicas, de gestão e infraestrutura em todo o país.
Essas diretrizes reforçam a importância de ambientes de aprendizagem acolhedores, processos educativos eficazes e condições que favoreçam o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.
Além das palestras e painéis, o seminário conta com momentos de diálogo e troca de experiências entre educadores, permitindo a construção conjunta de caminhos para o fortalecimento da Primeira Infância.
Os 13 diretores regionais de Educação da Seduc e seus coordenadores pedagógicos em reuniões de alinhamento com os secretários municipais de Educação estão alinhando as demandas e metas para a realização do Saeb 2025, que acontece no final desse mês de outubro.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa representa o compromisso do Governo de Mato Grosso em consolidar uma educação pública cada vez mais humanizada e acessível.
“A responsabilidade compartilhada assegura a construção de uma educação pública sólida, inclusiva e transformadora”, destacou em sua participação online.
O presidente da Undime e secretário de Educação do Município de Jangada, Sílvio Fidelis, reforçou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios para o avanço da aprendizagem.
“Essa parceria foi fundamental para chegar até os municípios e melhorar os índices de ensino. Para oferecer uma educação de qualidade e excelência, é preciso união. É por meio dela que estamos fazendo a diferença e avançando cada vez mais nos índices de ensino e de aprendizagem”.
A secretária adjunta Executiva da Seduc, Flávia Emanuelle Soares, também enfatizou o papel da cooperação institucional como base para políticas públicas efetivas. “As necessidades do município são as necessidades do Estado. Uma vez que o cidadão está no município, o dever é de todos”.
Na mesma linha, a secretária adjunta de Regime de Colaboração, Adriana Tomasoni, destacou o trabalho conjunto voltado à alfabetização e ao aprimoramento das metas educacionais.
“A Sarc é a única secretaria da Seduc com atuação direcionada à rede estadual, mas também trabalha de forma colaborativa com as redes municipais. Mantemos um diálogo constante, sempre em busca do aperfeiçoamento das políticas públicas”.
A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, do promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, do deputado estadual Wilson Santos, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, além de representantes do Ministério da Educação e demais autoridades.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|