Cuiabá, Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2025
JOVEM SENADOR 2025
20.08.2025 | 17h29 Tamanho do texto A- A+

Estudante da rede estadual em Sinop participa em Brasília da Semana de Vivências Legislativas

Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o programa Jovem Senador desse ano

Saulo Cruz/Agência Senado

Ilustração

DA REDAÇÃO

A estudante Stefany Formigari Wrzsciz, 16 anos, da Escola Estadual do Campo Carlos Drummond de Andrade, em Sinop, está em Brasília desde o dia 18 de agosto participando da Semana de Vivências Legislativas 2025, que prossegue até esta sexta-feira (22.8).

 

Ela foi uma das 27 estudantes brasileiras selecionadas para o Programa Jovem Senador deste ano.

 

Com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, a redação da Stefany foi selecionada entre 5.498 textos de estudantes inscritos, de 221 escolas de Ensino Médio, nas 13 Diretorias Regionais da Secretaria de Educação (Seduc).

 

“Tenho o prazer de viver esta semana incrível como Jovem Senadora. Estou aprendendo sobre todo o processo legislativo brasileiro, a cultura da cidade e, principalmente, ampliando minha visão de mundo”, conta Stefany.

 

Ele acrescentou que, com essa conquista, abriu os olhos para uma realidade totalmente diferente da dela e passou a acreditar, ainda mais, que qualquer pessoa pode alcançar o que sonha.

 

“Estar aqui é um sonho que eu nunca imaginei que pudesse se realizar, mas, graças ao Projeto Jovem Senador, aqui estou eu”.

 

Stefany disse que, até sexta-feira, terá dias intensos na Capital Federal.

 

“Estou conhecendo lugares históricos, obras de arte únicas e tive experiências enriquecedoras. Ao mesmo tempo, fiz amigos que levarei comigo nas minhas memórias mais felizes desta semana e pude compreender costumes e culturas diversas. Definitivamente, é uma semana inesquecível”.

 

Também está na memória dela a solenidade de posse, que foi conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e marcou ainda a eleição da Mesa Diretora, composta pela presidente Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, e pela vice-presidente Darliane Crislaine Lima da Silva, estudantes do Rio Grande do Norte de e Alagoas, respectivamente.

 

Na avaliação do secretário de Educação, Alan Porto, a participação dos estudantes da rede estadual de Mato Grosso no programa é de extrema importância porque vai além de uma experiência acadêmica:

 

“É uma oportunidade concreta de vivenciar a democracia, compreender o funcionamento do Poder Legislativo e perceber que sua voz pode influenciar decisões que impactam toda a sociedade”.

 

Para Alan Porto, esse protagonismo fortalece o senso crítico, amplia a visão cidadã e incentiva o engajamento dos jovens em questões políticas e sociais, preparando-os não apenas para o futuro profissional, mas, sobretudo, para exercerem uma cidadania ativa, consciente e transformadora.

 

O programa

 

O Jovem Senador é uma ação institucional do Senado que proporciona a estudantes do ensino médio de escolas públicas a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e vivenciar a prática parlamentar.

 

Durante a programação, os participantes apresentam e debatem projetos de lei.

 

Os textos aprovados vão para análise do Congresso Nacional.

 

A escolha dos participantes é feita através de um concurso de redação, organizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação. 

 

Neste ano, o Jovem Senador bateu recorde de participação, com 4.202 escolas públicas estaduais inscritas e cerca de 170 mil redações enviadas.

 

A lista de estudantes selecionados nesta edição foi revelada no começo de julho.

 

Além da experiência parlamentar, os participantes, um de cada estado e do Distrito Federal, ganham um notebook como prêmio.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia