Cuiabá, Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025
CO NAS RUAS
13.09.2014 | 10h30 Tamanho do texto A- A+

Evento promove encontro entre estudantes e atleta em Cuiabá

O COB nas Ruas reuniu aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes para divertir-se e aprender um pouco sobre vôlei, atletismo e judô

DA SEEL/MT
Perguntas surpreendentes, espontâneas e cheias de emoção: qual a maior alegria viveu no vôlei?, qual o nome do seu cachorro?, você ganha bem?, você consegue ficar com a família viajando tanto? você tem namorada? você estudou em escola pública? Esse foi o tom da conversa entre estudantes e o atleta olímpico Alison Cerutti, que passou o dia todo desta quinta-feira (17.09), na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, durante o COB nas Ruas. O evento reuniu aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes para divertir-se e aprender um pouco sobre vôlei, atletismo e judô.

Atencioso, Alison, que é medalhista olímpico, sorria a cada pergunta e respondia com disposição. Ele contou um pouco da história de vida e do desenvolvimento profissional, relatando para as crianças como o esporte foi importante para a sua formação como atleta e cidadão. “Eu comecei a jogar vôlei quando era criança e me apaixonei. Mas minha mãe dizia que eu só poderia continuar se minhas notas não baixassem. Então estudava bastante e ganhava bolsa para ser atleta nas escolas. O vôlei ajudou também na minha educação, mudou tudo na minha vida. E hoje tenho muito orgulho de representar o meu país”, explicou aos estudantes.

O evento contemplou crianças e adolescentes de 06 a 13 anos. Entre eles, Lídia Souza, 13 anos. Empolgada, ela enfatizou que, além de incentivar a prática de esportes, eventos como o COB nas Ruas são importantes para motivar as pessoas a acreditar no futuro. “Você vê um atleta como o Alison e crê que é possível realizar um sonho. Ele mostrou como soube lutar para ter sucesso e é uma inspiração para nós. Se ele conseguiu, nós também podemos”.

De outro lado, o professor de judô e técnico da seleção mato-grossense, Leopoldo Rafael Neto, destacou a oportunidade que o evento proporciona de descobrir potenciais atletas. “Aqui você vê crianças identificando-se com o esporte e que surpreendem pelo talento”. Uma das apaixonadas pelo judô é Heloíza da Silva Santos, 10 anos. Ela pratica na escola e aproveitou para treinar na oficina do COB nas Ruas. “O judô me deixou uma pessoa mais leve. Eu gostava muito de briga, mas hoje tenho mais disciplina porque no esporte você aprende que brigar não é bom. Hoje eu luto, mas só no tatame”.

Além do desenvolvimento de atletas, o esporte também contribui para a formação do caráter, papel social que foi ressaltado pelo treinador e técnico da seleção brasileira de atletismo, Sivirino Souza dos Santos. “No atletismo, por exemplo, o acesso ao esporte diminui o risco social e ajuda na formação das crianças. Elas começam praticando o esporte, tornam-se profissionais e dão resultados fantásticos. Para mim, essa experiência com crianças é maravilhosa”. Também trabalharam no evento, cedidos pelas federações, os professores Tamires Campos Lopes (atletismo), Cleiton Oliveira (judô) e Josenardo de Barros (integrante da Confederação Brasileira de Voleibol), além de voluntários, funcionários da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), Prefeitura de Cuiabá e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

COB NAS RUAS - Pela segunda vez em Cuiabá, o ‘COB nas Ruas’ é gratuito à população e tem o objetivo de incentivar a prática de esportes e divulgar as modalidades dos jogos olímpicos. Lançado em 2013 pelo Comitê Olímpico do Brasil, o evento foi realizado em seis cidades este ano, além de Cuiabá, e ainda haverá uma edição no Rio Grande do Sul. Em Mato Grosso, é promovido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seel-MT.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia