Cuiabá, Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025
DE 14 A 17 DE AGOSTO
12.08.2025 | 15h10 Tamanho do texto A- A+

Festival de Teatro traz programação gratuita com espetáculos, intervenções artísticas e oficinas

Evento patrocinado pela Secel homenageia o multiartista mato-grossense Luiz Carlos Ribeiro

Reprodução

Ilustração

DA REDAÇÃO

A 3ª edição do Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro reunirá artistas, grupos e companhias de todo o Brasil em quatro dias de imersão teatral, entre quinta-feira e domingo ( 14 a 17.8), no Cine Teatro Cuiabá.

 

Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar, o evento traz uma programação gratuita que inclui espetáculos teatrais, intervenções artísticas, rodas de conversas e oficinas para celebrar as artes cênicas.

 

"Este festival é uma celebração da nossa identidade cultural e uma ponte para o intercâmbio com o que há de mais vibrante no teatro brasileiro", afirma Flávio Ferreira, diretor geral do projeto.

 

Serão apresentados 16 espetáculos teatrais de renomadas companhias, entre as quais Os Satyros (SP) e Jitman Vibranovski (RJ). O palco será um reflexo da diversidade cênica de Mato Grosso, com apresentações de grupos de Cuiabá, Cáceres, Nova Olímpia, Primavera do Leste, Barra do Garças, Campo Verde, Várzea Grande e Sorriso.

 

A programação abrange múltiplas linguagens cênicas, do teatro tradicional ao circo-teatro, passando por performances, espetáculos de rua, teatro de bonecos e leituras dramatizadas, com opções para os públicos adulto e infantil.

 

Durante os quatro dias, uma variedade de atividades artísticas e de formação ocuparão todos os espaços do equipamento cultural da Secel.

 

O Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro é uma realização da Associação Cultural Cena Onze, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), via emenda parlamentar do deputado estadual Beto Dois a Um.

 

Confira o resumo da programação:

 

A abertura oficial será na quinta-feira (14), às 19h. Antes, às 18h, o Circo Escola Leite de Pedras realiza o Cortejo Cênico saindo da Praça Alencastro até o Cine Teatro Cuiabá.  Neste primeiro dia de Festival, o público poderá acompanhar ainda pocket shows, discotecagem e espetáculos teatrais.

 

Na sexta-feira (15), das 8h às 16h, serão realizadas as oficinas de formação em Vivência em construção de personagem, Iluminação Cênica e Caracterização cênica com máscaras. As apresentações de performances e peças teatrais serão retomadas às 18h30.

 

No sábado (16), a programação começa a partir das 10h com diversas atividades, que além das peças e performances, inclui roda de conversa com figuras icônicas do teatro local, como Amaury Tangará, Claudete Jaudy, J. Astrevo e Lionie Vitório.

 

No domingo (17), a agenda recomeça a partir das 11h, trazendo roda de conversa com os artistas selecionados do Festival, e mais espetáculos e intervenções artísticas. O encerramento será às 21h30 com apresentação da Escola de Samba Payaguás.  

 

Com entrada gratuita para todos os espetáculos e atividades, os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do local. A programação completa está disponível no site do Cine Teatro Cuiabá (link aqui)

 

O Homenageado do Festival

 

Luiz Carlos Ribeiro nasceu em Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger.  Ator, diretor, escritor e arte-educador, tem seu trabalho reconhecido em todo país e é considerado um dos expoentes do teatro mato-grossense.

 

Além de artista, também foi advogado e lutou contra a ditadura militar.  Fundador da Federação Mato-grossense de Teatro (Femata) e da Confederação Nacional de Teatro (CONFENATA), Luiz Carlos Ribeiro faleceu em Cuiabá, em janeiro de 2018.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia