Cuiabá, Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2026
47 DIAS DE PROGRAMAÇÃO
02.02.2026 | 15h01 Tamanho do texto A- A+

Gênesis Rap expande atuação e chega a escolas de São Paulo

Projeto já atendeu mais de 60 mil estudantes em Mato Grosso e amplia ações no Sudeste

Divulgação

Diógenes Luiz de Oliveira, conhecido como Jorjão, idealizador do projeto

Diógenes Luiz de Oliveira, conhecido como Jorjão, idealizador do projeto

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

Criado em Cuiabá (MT), o Projeto Gênesis Rap amplia sua atuação nacional e inicia, em 2026, uma série de ações educativas na cidade de São Paulo. Ao todo, serão 47 dias de programação intensa, com oficinas de rap, workshops e intervenções artísticas em escolas da rede estadual de ensino e em espaços públicos, alcançando diferentes regiões do Sudeste.

 

A proposta do projeto é conscientizar e sensibilizar crianças, adolescentes e profissionais da educação sobre os impactos do uso de entorpecentes, utilizando a linguagem do hip hop como ferramenta pedagógica. As atividades unem rimas lúdicas, abordagem interdisciplinar, textos de fortes efeitos sociais, linguagem assertiva, vídeos de histórias reais e trilha sonora moderna, sempre adaptadas à faixa etária dos estudantes.

 

Além das ações dentro das escolas, o Gênesis Rap também realizará apresentações artísticas em espaços públicos, ampliando o alcance da mensagem e promovendo a participação da comunidade nas discussões sobre prevenção às drogas e cidadania.

 

A etapa paulista do projeto conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso e do Ministério da Cultura por meio do MT Criativo – edição Política Nacional Aldir Blanc, do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, do Instituto IGREC e Instituto INCA. Os workshops terão ainda o suporte do coletivo Rap for Jesus, de São Paulo, cujo representante é o rapper Fabinho Oliveira. 

 

As ações também recebem o apoio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), que vai orientar nas diretrizes de políticas sobre drogas aplicadas na capital paulista, intermediada pelo Sr. Amauri Figueiredo. O projeto vai ter a parceria do Coletivo Juventude contra o Crack. 

Divulgação

Projeto Gênesis Rap

Projeto Gênesis Rap, que em 15 anos já alcançou mais de 60 mil crianças

Projeto Gênesis Rap

 

Idealizado por Diógenes Luiz de Oliveira, conhecido artisticamente como Jorjão, o Projeto Gênesis Rap existe há mais de 15 anos e já alcançou mais de 60 mil crianças, adolescentes e profissionais da educação em todo o estado de Mato Grosso, com apoio do instituto INCA.

 

Fundado em 2013, o projeto teve início como uma casa de recuperação para dependentes de álcool e drogas. Em 2015, com a colaboração da educadora e rapper Marjori Petrenko, conhecida artisticamente como M-JAY, a iniciativa passou a atuar diretamente nas escolas, utilizando intervenções da cultura hip hop como estratégia educativa e preventiva contra o uso de drogas.

 

As ações do Gênesis Rap já contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), do Instituto INCA, da ALMT e empresas como Casa das Lentes entre outras e da organização não governamental Drugs Free World.

 

Quem é Jorjão Oliveira

 

Natural de Cuiabá, Jorjão Oliveira é rapper e palestrante. Integrou o grupo de hip hop “Minutos Terríveis”, com atuação marcante no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Após uma adolescência marcada por envolvimento com drogas e criminalidade, decidiu transformar sua trajetória pessoal em ferramenta de conscientização, passando a compartilhar sua experiência e conhecimento em ações educativas voltadas à prevenção da dependência química.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia