Cuiabá, Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2026
VOLTA ÀS AULAS
02.02.2026 | 16h55 Tamanho do texto A- A+

Seduc autoriza reforma e ampliação da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral

Obra prevê construção de oito novas salas de aula; Secretaria anunciou a climatização do refeitório da Escola Estadual Dione Augusta

Assessoria

Ilustração

DA REDAÇÃO

Durante o início do ano letivo na Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, em Cuiabá, nesta segunda-feira (2.2), o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, assinou a ordem de serviço que autoriza a reforma e ampliação da unidade, com a construção de oito novas salas de aula, além de biblioteca e secretaria. Na mesma agenda, o secretário também anunciou a climatização do refeitório da Escola Estadual Dione Augusta, que também fica na Capital.

 

Ao falar com estudantes, professores e gestores, Alan Porto ressaltou a importância do investimento na infraestrutura escolar como estratégia para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem. “Fiz questão de estar aqui pessoalmente para compartilhar essa notícia, porque sei o quanto ela é esperada. A escola pública transforma vidas, e investir nesses espaços é investir no futuro”, afirmou.

 

Durante a solenidade, o secretário destacou o papel da educação pública na formação de cidadãos e lideranças. “Sou fruto da escola pública e acredito no potencial de cada um de vocês. Muitos dos estudantes que estão aqui, serão os próximos profissionais gestores desta escola e até líderes do nosso Estado”, declarou.

 

Atualmente, a Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral atende cerca de 1.300 estudantes, sendo aproximadamente 400 matriculados em salas anexas que funcionam a cerca de 900 metros da sede principal. 

 

Para o diretor da unidade, Ronaldo Guimarães, com a construção das oito salas integradas à sede, os alunos das salas anexas terão um espaço de estudo mais adequado, garantindo conforto e qualidade no atendimento”, destacou.

 

Ronaldo também ressaltou a importância da presença do secretário no primeiro dia de aula. “Essa proximidade fortalece o diálogo com a Seduc. Enfrentamos desafios ao longo do ano, e saber que temos esse apoio nos dá mais segurança para gerir a escola”, afirmou.

 

Entre os estudantes, o clima era de expectativa e entusiasmo. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Melissa Souza, de 15 anos, disse que o novo ano letivo representa uma oportunidade de crescimento acadêmico. “Estou focada nos estudos, principalmente no Enem, e acredito que este será um ano de muito aprendizado”, afirmou, destacando o Pré-Enem Digital MT oferecido pela rede estadual.

 

Já Mariana Pereira de Moura, de 16 anos, também do 2º ano do Ensino Médio, avaliou o retorno às aulas de forma positiva. “Minhas expectativas são muito boas. Quero aprender mais, aproveitar melhor as aulas e crescer como pessoa. Fiquei muito feliz em reencontrar meus amigos e saber que a escola vai passar por melhorias”, disse.

 

Para a coordenadora pedagógica Eva Vilma, o investimento do Governo do Estado representa uma conquista coletiva. “Essa ampliação é resultado de um desejo de gestores, professores, alunos e da comunidade. Vai melhorar o atendimento, aproximar os estudantes e concentrar as atividades administrativas em um único espaço. É uma sensação de vitória”, avaliou.

 

Além da visita à Pascoal Moreira Cabral, Alan Porto esteve na Escola Estadual Dione Augusta, onde anunciou a climatização do refeitório, garantindo mais conforto aos estudantes. No período da tarde, o secretário também visitou as Escolas Estaduais Irene Gomes Campos e Profª Maria Leite Marcoski, ambas em Várzea Grande.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia