Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025
QUALIDADE DE VIDA
10.12.2025 | 10h45 Tamanho do texto A- A+

Governo de MT entrega 40 cadeiras de rodas motorizadas em mutirão no Cridac

Entrega tem o objetivo de garantir mais qualidade de vida e dignidade aos pacientes que precisam do equipamento

Luiza Goulart | SES-MT

A cadeira motorizada é confeccionada sob medida para regular encosto, profundidade, largura e altura

A cadeira motorizada é confeccionada sob medida para regular encosto, profundidade, largura e altura

DA REDAÇÃO

O Governo de Mato Grosso entregou, nesta terça-feira (9.12), 23 cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade especializada da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Ao todo, serão entregues 40 cadeiras motorizadas neste mutirão.

 

Nesta primeira entrega, foram beneficiados usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios de Barra do Bugres, Brasnorte, Cuiabá, Cáceres, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nortelândia, Poconé, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Vera.

 

“Eles vão ganhar em qualidade de vida, vão poder se locomover sozinhos, porque muitos pacientes ficam dependentes de outras pessoas. Quando um usuário recebe uma cadeira dessa, motorizada, a mobilidade dele fica muito melhor, então eles conseguem essa melhora na qualidade de vida, ir a um supermercado ou a uma praça, e ficam mais independentes”, destacou a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves.

 

A cadeira motorizada é concedida para quem apresenta uma condição médica com Classificação Internacional de Doenças (CID) específica, que necessite do equipamento, e é confeccionada sob medida para regular encosto, profundidade, largura e altura. 

 

“Esse público vem, recebe todo um treinamento para depois poder ir para casa: como funciona, a questão da bateria, a questão de molhar, a questão do próprio peso, então aqui hoje é um dia para fazer essas orientações para aumentar a qualidade de vida e garantir a correta manutenção dessas cadeiras”, acrescentou a secretária.

 

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi representada pela sua chefe de gabinete, Maria Fernanda Amaral, que ressaltou a importância das cadeiras motorizadas para os pacientes.

 

“Eu imagino a transformação na vida dessas pessoas, de você poder ir e vir com muita facilidade. É uma dignidade que qualquer um de nós, seres humanos, precisamos. E é o mínimo que nós, enquanto Governo do Estado, podemos estar fazendo para eles”, afirmou.

 

O servidor público Elton Pereira da Silva, de 44 anos, convive com a distrofia muscular há 11 anos e foi um dos contemplados na entrega.

 

“A cadeira motorizada nos dá uma sensação de liberdade, de autonomia, de a gente poder fazer muita coisa que a gente deixou de fazer por conta de limitações”, disse.

 

Pessoa com Deficiência (PcD) desde criança, o aposentado Leocil Francisco Gomes, de 47 anos, natural de Poconé, era um dos mais brincalhões com a equipe do Cridac ao receber a sua terceira cadeira motorizada. Ele destacou a importância do equipamento, pois o direito de ir e vir é igual para todo mundo.

 

 

“Ela ajuda muito no dia a dia. Ajuda você a ir e vir, vai no mercado, resolve tudo sozinho, não precisa de ninguém. É muito raro você precisar de alguém quando tem a cadeira de rodas motorizada”, contou. 

 

Os pacientes passaram por avaliação de toda a equipe multiprofissional do Cridac, que conta com fisioterapeuta, psicólogo, ortopedista e assistente social. O equipamento pode ser solicitado nos postos de saúde, nas Unidades de Reabilitação (UDR) dos municípios de todo o Estado e também no Cridac, em Cuiabá, a cada quatro anos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia