Cuiabá, Domingo, 12 de Outubro de 2025
VIDA SELVAGEM
12.10.2025 | 14h30 Tamanho do texto A- A+

Guia de Poconé ganha as redes ao mostrar onças no Pantanal

Profissional mato-grossense viralizou ao publicar conteúdos diários sobre animais em seu trabalho

Reprodução

Guia de turismo, Ueverson Proença, conhecido como Tom Pantaneiro

Guia de turismo, Ueverson Proença, conhecido como Tom Pantaneiro

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

Com uma rotina cercada pelas paisagens alagadas do Pantanal, o guia de turismo Ueverson Proença ganhou destaque nas redes sociais ao mostrar, em vídeos curtos, o dia a dia ao lado de onças-pintadas, tuiuiús e outros animais selvagens na região de Porto Jofre.

 

Trabalhar com a vida selvagem nunca é enjoativo, nunca a gente vai se cansar

Natural de Poconé (a 105 km de Cuiabá), Tom Pantaneiro (@tompantaneiro), como é conhecido nas redes sociais, viralizou nas plataformas digitais, onde acumula mais de 20 mil seguidores, após registrar vídeos de animais silvestres durante sua rotina de trabalho.

 

O guia pantaneiro esteve próximo da vida pantaneira e das paisagens da região desde a infância. Com o passar dos anos, teve a oportunidade de trabalhar em uma pousada e transformou sua vida por meio do turismo.

 

“E eu vi que era uma oportunidade de eu mudar a minha vida e também um serviço muito bom de se fazer, muito gostoso. Trabalhar com a vida selvagem nunca é enjoativo, nunca a gente vai se cansar. Porque toda vez é algo diferente, tudo. Quando eu conheci o turismo, eu já me apaixonei logo de cara.”

 

Guia turístico

 

A partir dessa experiência, Tom se profissionalizou, aprendeu um novo idioma e passou a se destacar na atividade de guia turístico, recebendo visitantes de diversas partes do mundo.

 

Para isso, o guia conta que frequentemente precisa estudar para melhorar a experiência do cliente e sanar suas dúvidas durante os passeios.

 

“O trabalho do guia é apresentar tudo. Na vida selvagem, o cliente vai querer saber desde histórias sobre a vida de uma onça até conhecer uma formiga. Vai do grande aos pequenininhos. O papel do guia é apresentar tudo para eles”, afirma.

 

“Vêm clientes do mundo inteiro e ficam fascinados. As pessoas começaram a se interessar também pela minha página. Lá tem várias pessoas, tanto do Brasil quanto de fora. A cada hora aparece alguém comentando, uns em inglês, outros em português”, relatou.

 

Atualmente, ele atua como guia na região Amazônica, no norte do Estado, por meio da observação de aves, e também em todo o Pantanal.

 

Tom Pantaneiro/Acervo pessoal

Onça pintada

Onça pintada fotografada pelo guia

Apesar da abrangência de regiões, seu trabalho está concentrado principalmente na região de Porto Jofre, onde fica localizada a área apelidada por ele como "Jaguarland" — devido à grande concentração de onças-pintadas.

 

“Os turistas, mesmo quando veem a onça, já ficam fascinados, ficam apaixonados pelo bicho aqui. A onça-pintada aqui, de todo lugar do mundo, o melhor lugar para se avistar a onça-pintada é nesse habitat natural. É aqui nessa região.”

 

É dessa região que são gravados os vídeos compartilhados por Tom nas redes sociais. Segundo ele, a prática de produzir conteúdo é recente, mas rapidamente viralizou, dando projeção internacional ao seu trabalho como guia.

 

Entre os vídeos publicados, destacam-se registros de animais silvestres como jacarés, jaguatiricas, lobos-guarás, aranhas e os animais símbolo do Pantanal, como tuiuiús, ariranhas e as onças-pintadas.

 

Por meio do compartilhamento de conteúdos do seu dia a dia, Tom viu sua rede de seguidores aumentar de forma orgânica, assim como seu engajamento e a procura por novas contratações de seus serviços como guia.

 

Apesar do sucesso, ele conta que tudo ainda é novidade e que está se inteirando com o novo momento.

 

O papel do guia é apresentar tudo para eles

“Começou a viralizar tem pouco tempo. Algumas pessoas começaram a me procurar já, começaram a procurar pra poder formar pacotes. Mas tá tudo no começo, é tudo uma novidade pra mim”

 

Dentre suas produções de destaque está um vídeo no qual uma onça aguarda o momento para atacar um jacaré. Segundo Tom, o vídeo exemplifica a força do animal, que, segundos após o ataque, carrega o jacaré como se não pesasse nada.

 

“Estava andando de barco por um corixo, que é conhecido como Corixo Negro. A gente andava lá de barco e conseguimos ver uma onça em cima de uma árvore que estava quebrada, e essa árvore estava em cima da água”

 

Além da importância do registro, Tom relata que esse foi o primeiro vídeo que viralizou em seu perfil. Além dos vídeos diurnos, registros inusitados gravados durante a exploração noturna também fazem sucesso nas redes e acumulam milhões de visualizações.

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia