Cuiabá, Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
24.10.2025 | 15h23 Tamanho do texto A- A+

Idosos do Muxirum Digital visitam mostra de ciências e destacam oportunidade

Grupo participa de aulas semanais de letramento digital em polo de Cuiabá

Ascom Seciteci

Idosos destacaram como o Muxirum tem oportunizado acesso a tecnologia e inovação para o grupo

Idosos destacaram como o Muxirum tem oportunizado acesso a tecnologia e inovação para o grupo

DA REDAÇÃO

Os idosos participantes do Projeto Muxirum Digital, da turma Asilo Santa Rita, tiveram a oportunidade de visitar a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

 

A visita guiada ocorreu nesta quinta-feira (23.10) e os idosos destacaram como o Muxirum tem oportunizado acesso a tecnologia e inovação para o grupo.

 

A primeira parada da visitação foi no MT Ciências, uma estrutura itinerante composta por uma carreta adaptada com quatro salas temáticas.

 

No espaço, idosos vivenciaram uma experiência imersiva sobre propriedades da luz, projeções em 3D, óculos de realidade virtual e diversas tecnologias do presente e projetadas para o futuro.

 

Uma das participantes, Alice Roberta Araújo, 80, afirmou que gostou muito de participar e saiu com a sensação que pode pela primeira vez estar do outro lado da ciência.

 

“Hoje nós fomos convidados a estar aqui no Centro de Eventos Pantanal. Eu gostei muito da experiência, estar do outro lado da tecnologia é muito bacana. Me diverti com os experimentos da eletricidade, o aparelho de som. E esse tipo de coisa estar assim tão perto e a gente poder visitar é maravilhoso”, contou a idosa.

 

Outro ponto visitado foi a Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia (Mecti), onde alunos e professores de diversas instituições expõem suas pesquisas e trabalhos em desenvolvimento. Após conhecer os trabalhos, a idosa Elyria Bianchi, 65, parabenizou os pesquisadores. 

 

“A Seciteci está de parabéns. Eu não imaginava que houvesse isso em Cuiabá. Estou impressionada com o investimento do estado em realizar algo tão importante, incentivar os alunos a produzirem tanta coisa, tantas pesquisas. O carreta, os protótipos, tudo é muito interessante. Uma coisa extraordinária, só temos a agradecer, eu não conhecia o evento e estou  impressionada", salientou a idosa.

 

Milton Barbosa, 76, outro participante da turma, completou que a visita também foi uma oportunidade de aprendizado.

 

"Vimos aqui tantas coisas interessantes e diferentes, coisas boas para aprender, entender mais sobre o assunto, que agora que estamos nos familiarizando com o Muxirum. Também gostei muito do grupo que nos dá aula, ter nos trazido para a semana, ter se lembrado de nós”, disse Milton.

 

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a presença dos participantes do Projeto Muxirum Digital é uma estratégia fundamental para a popularização da ciência de forma eficaz.

 

"Nossos idosos têm se destacado pela dedicação e evolução durante as aulas do Muxirum Digital. Levá-los para participar da SNCT é demonstrar quantas possibilidades existem no universo da ciência, tecnologia e inovação no qual eles estão se adaptando", finalizou o secretário.

 

Evento Nacional

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Criada em 2004, chega, em 2025, à sua 22ª edição, celebrando duas décadas de história em que já contou com mais de um milhão de participantes em todo o país.

 

Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia