Mais de 250 estudantes dos cursos técnicos-integrados do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) participaram do circuito de debates do projeto Juventude em Pauta: Maioridade Penal em Debate.
O projeto durou dois meses, sob o comando da professora doutora Christiany Fonseca, e teve participação de alunos dos cursos de Informática, de Secretariado, de Eventos e de Edificações.
O projeto promoveu debates argumentativos sobre a redução da maioridade penal, oferecendo aos alunos uma experiência de escuta, pesquisa e protagonismo. Assim, foram apresentados argumentos pela defesa e contrários à redução da maioridade penal.
Os alunos, que se tornavam jurados, acatavam ou não as argumentações dos expositores.
Foram realizadas entrevistas com políticos, membros do Judiciário, do Ministério Público, profissionais da saúde e ativistas.
Estiveram presentes o Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto; o ex-governador do Estado Pedro Taques; os vereadores por Cuiabá, Daniel Monteiro (Republicanos), Mário Nadaf (PV) e Rafael Ranalli (PL); a suplente de deputada estadual Professora Graciele (PT) e o deputado federal Coronel Assis (PL).
O projeto foi institucionalizado pelo IFMT, consolidando-se como uma prática pedagógica de impacto.
Experiência inédita
Os estudantes que participaram do projeto apontaram a melhoria nas reflexões sobre o tema e a oportunidade de elevar o pensamento crítico.
"No início foi feita uma votação para saber de qual lado iríamos defender, e a maioria da sala votou a favor, fiquei extremamente chateada e comecei a debater ali mesmo o porquê não poderíamos ser a favor. Então, ao longo dos dois meses, senti orgulho de ver que meus argumentos e as propostas da professora trouxeram uma nova visão para todos nós", contou a estudante Linda Araújo Campos, que faz o 2º Ano no instituto.
"Foi uma experiência inédita para mim defender algo que discordo totalmente, pois sou contra a redução da maioridade penal e fizemos a defesa do tema sendo favorável. Ao final, ganhamos o debate com empenho nas pesquisas e auxílio de nossos professores", completou.
O estudante do 2º ano de informática, Amós Pacheco Ferreira, também destacou a experiência como enriquecedora. Para ele, foi a possibilidade de pensar em "argumentos e contra-argumentos" na discussão.
"Em todo o processo, uma frase me acompanhou: 'Se você consegue defender algo que você é contra, imagina quando defender algo em que você é a favor'", disse.
Idealizadora do projeto, a professora Christiany Fonseca destacou o avanço no poder argumentativo dos alunos e disse já ter um projeto parecido para ser implementado neste segundo semestre no IFMT.
“Encerramos esse circuito com muito orgulho. Se acreditamos que a educação forma para a cidadania, é preciso reconhecer que esses estudantes, entre 16 e 17 anos, hoje têm um posicionamento mais sólido diante de uma proposta que incide diretamente sobre eles. E já estamos pensando no próximo projeto, que será realizado em alusão ao Setembro Amarelo”, disse.
O novo projeto, segundo a professora, já tem nome: "Juventude em pauta: sua vida importa", e buscará dialogar com questões que atravessam a juventude atual.
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