Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
29.05.2017 | 15h45 Tamanho do texto A- A+

Jovens rurais apresentam projetos para desenvolvimento de comunidades em Poconé

Ao todo, 12 projetos foram apresentados, após dois anos de trabalho do programa no Estado

Gcom-MT/Maria Anffe

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Governo de Mato Grosso realizou neste fim de semana mais uma etapa da Oficina do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, com a participação de jovens das comunidades Bandeira, Baía do Campo e São Benedito, localizadas na zona rural de Poconé.

 

Contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais do país, no âmbito da agricultura familiar, fomentar processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social e promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis são objetivos do programa, que tem apoio do Ministério do Meio Ambiente.

 

Estiveram presentes servidores das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Agricultura Familiar (Seaf) e Trabalho e Assistência Social (Setas) de Mato Grosso, que assistiram apresentações de projetos de intervenções sustentáveis para o enfrentamento da problemática socioambiental, nos distritos de Poconé e região.

 

Segundo Carlito da Silva, jovem que apresentou um projeto de viveiro capaz de disseminar mudas para os agricultores familiares da região, o programa estimula que a comunidade possa pensar soluções coletivas para gerar renda com o plantio de cada família.

 

Ao todo, 12 projetos foram apresentados, após dois anos de trabalho do programa no Estado. Sema, Seaf, Setas, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e UFMT ministraram palestras sobre associativismo, desenvolvimento rural, agricultura sustentável, turismo rural com intuito de orientar os projetos a serem elaborados pela comunidade. O Estado irá apoiar o projeto mais viável para comunidade após a escolha ser realizada pelos mesmos.

 

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Marcia, ficou satisfeita com os trabalhos realizados, grande número de participantes e o apoio das demais secretarias que palestraram e apoiaram o programa no Estado.

 

Nas apresentações, os temas mais recorrentes foram: Recuperação de nascentes com plantio de espécies frutíferas, viveiro orgânico para a comunidade, projeto de biodigestores com energia renovável, bosque comunitário como centro de convivência do jovem no campo com objetivo de que haja a sucessão rural na agricultura familiar, evitando o êxodo rural.

 

“Este brilhante projeto, coordenador pela Superintendência de educação ambiental da Sema tem foco no público da agricultura familiar, e o Estado se faz presente com diversas instituições de apoio a iniciativas que possam trazer sustentabilidade produtivas e apoio a produção coletiva nas comunidades rurais de Mato Grosso”, comentou o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, que representou o Governador Taques na oficina.

 

Os princípios gerais da ação realizada nas comunidades rurais são: a promoção da Justiça social e ambiental, a intersetorialidade entre os agentes de apoio ao programa, a interdependência entre campo e cidade e o estímulo a gestão democrática e participativa.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Adelita Alves de Oliveira  30.05.17 05h01
Que bom ver iniciativas como essa dentro da comunidade de Poconé, que esse projeto venha ser dessiminado em outras comunidades pelo Brasil a fora valorizando o seu habitat natural e com isso provendo seu próprio sustento e gerando renda para a própria comunidade e fomentando o turismo local. Parabéns a toda equipe envolvida.
1
0