Cuiabá, Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025
APÓS ALERTA DE TSUNAMI
30.07.2025 | 17h00 Tamanho do texto A- A+

Oprah Winfrey abre estrada particular para ajudar na fuga

Apresentadora vive em Maui, no Havaí, e entrou em contato com autoridades locais

Reprodução

Ilustração

LEONARDO VOLPATO
DA FOLHAPRESS

A apresentadora Oprah Winfrey, 71, entrou em contato com autoridades locais para se colocar à disposição e ajudar moradores que tentam sair devido aos alertas de tsunami.

 

Ela abriu sua estrada particular que passa por dentro de sua ilha de Maui, no Havaí, por tempo indeterminado.

 

Até então, havia sido divulgado que ela estaria atrapalhando o trabalho da polícia, mas isso foi negado por um porta-voz e pela polícia à CNN.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Dessa forma, a polícia auxilia na travessia dos residentes, de 50 em 50 carros por vez, para dar segurança a quem precisa fugir para lugares mais altos.

 

Em 2019 e em 2023, a mesma estrada foi aberta para que moradores deixassem o local por conta dos incêndios florestais.

 

Além disso, todos os voos no aeroporto de Kahului, em Maui, foram cancelados. Passageiros ficaram abrigados no terminal, de acordo com informações do Departamento de Transportes do Havaí.

 

ENTENDA A SITUAÇÃO

 

Um terremoto de magnitude 8,8 —o mais forte no mundo desde o de 2011, que causou o desastre nuclear de Fukushima— atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, nesta quarta-feira (30), ainda noite de terça no Brasil, gerando um tsunami que atingiu o território russo e o Japão com ondas de até 5 metros.

 

O tremor, que segundo especialistas pode ser o sexto maior já registrado, desencadeou ordens de retirada em todo o Pacífico, incluindo Havaí, Alasca, Califórnia, Canadá, Equador, Indonésia, Filipinas, México e Colômbia.

 

Os temores de destruição generalizada, no entanto, não se concretizaram, e os alertas de tsunami foram rebaixados em diversos locais horas depois.

 

Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o terremoto foi superficial, a uma profundidade de 19,3 km, com epicentro a cerca de 125 km a leste da cidade russa de Petropávlovsk-Kamtchatski.

 

Anteriormente, o órgão havia publicado que o terremoto atingiu a magnitude 8,0 —o número foi revisado minutos depois para 8,7 e, mais tarde, para 8,8.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia