Cuiabá, Sábado, 8 de Novembro de 2025
OPERAÇÃO ITINERANTE
08.11.2025 | 10h35 Tamanho do texto A- A+

Judiciário leva serviços públicos à população de Espigão do Leste

Expedição Araguaia-Xingu oferece atendimentos, orientações e ações educativas com participação de órgãos estaduais e federais

Reprodução

Agentes percorrendo estarda de chão até município

Agentes percorrendo estarda de chão até município

DA REDAÇÃO

O giroflex aceso foi o primeiro sinal, antes mesmo da poeira baixar na entrada do Distrito de Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia (1.060 km de Cuiabá), anunciando a chegada da comitiva da 7ª Expedição Araguaia-Xingu. Moradores saíram de frente das casas, atentos ao movimento e com celulares nas mãos.

 

Para iniciar a segunda jornada dessa etapa, a equipe percorreu cerca de 70 quilômetros de estrada de chão desde Jacaré Valente, enfrentando trechos empoeirados e com muitos solavancos.

 

Estradas estreitas exigiram cuidado redobrado, mas fazem parte do propósito do Judiciário mato-grossense de levar serviços públicos a locais de difícil acesso.

 

Espigão do Leste está a aproximadamente 220 km de São Félix do Araguaia e possui cerca de 4.000 habitantes, além de uma população rural estimada em mais de 1.000 pessoas.

 

A Escola Municipal Alberto Nunes da Silveira será o ponto de atendimentos, já preparada para receber a população. Neste sábado e domingo (8 e 9 de novembro), das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, o local funcionará como polo de atendimento, oferecendo emissão de documentos, serviços de saúde, orientações e atividades educativas.

 

Estrutura e atuação conjunta – Nesta edição, a Expedição reúne uma operação integrada do Poder Judiciário, oferecendo orientação jurídica, atendimento para conciliação e mediação de conflitos, práticas de Justiça Restaurativa, suporte a famílias em processos de adoção e ações voltadas à educação ambiental. A organização é conduzida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que disponibiliza sua estrutura por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), da Comissão Estadual

Judiciária de Adoção (Ceja) e do Juizado Volante Ambiental (Juvam).

 

A iniciativa conta ainda com a participação de uma ampla rede de instituições públicas atuando conjuntamente: Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Ministério Público de Mato Grosso, Politec, Justiça Federal, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Judiciária Civil (PJC), Companhia de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

 

 

Além disso, contribuem com esforços a Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS, Assembleia Legislativa, Exército Brasileiro, prefeituras locais e empresas parceiras, como Aprosoja, Energisa, Paiaguás Incorporadora e Bom Futuro.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia