Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
DESDE 1879
06.12.2016 | 08h36 Tamanho do texto A- A+

Liceu Cuiabano comemora 137 anos com legado histórico

Atualmente a escola é responsável pela formação de 500 alunos por ano

Reprodução

 A Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller foi criada em 3 de dezembro de 1879

A Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller foi criada em 3 de dezembro de 1879

DA REDAÇÃO

Os largos corredores da Escola Estadual Liceu Cuiabano, no topo da Avenida Getúlio Vargas, na capital, guardam 137 anos – completados no último sábado (03) – de história e tradição. Para comemorar a data, a comunidade escolar se reuniu para “abraçar” a escola.

 

Alceu Trentin, que há 23 anos atua como educador na instituição e atualmente responde como diretor, lembrou o quanto é gratificante ver alunos e ex-alunos reunidos para comemorar a data. “Isso mostra a importância que a escola tem em suas formações, criando esse laço com a comunidade escolar”.

 

Segundo o educador, o Liceu é um colégio que atende cerca de 1.600 alunos em Cuiabá e sua importância para a formação dos cuiabanos e cuiabanas é indispensável. “Formamos uma média de 500 alunos por ano, que é parte considerável da sociedade, que chega apta ao mercado de trabalho”.

 

O diretor ressalta que por ser uma referência para muitas escolas, o Liceu carrega um peso que vai além da tradição. “A gente precisa prezar pela qualidade do ensino, diante do valor histórico. Prestamos um serviço muito grande para a população e a sociedade entende isso, temos um retorno”.

 

As ex-alunas Raissa Garcia, Kécia Ferreira, Altamara Vital, Pâmela Lemes e Luiza Helena, chegaram juntas para a comemoração. Elas se formaram em 2009 e sete anos depois, voltaram para comemorar a amizade conquistada nas salas do Liceu.

 

Segundo Luiza Helena, essa foi a oportunidade que as amigas encontraram para rever os professores e passar um tempo juntas dentro do ambiente escolar. “Nunca mais tínhamos ficado juntas dentro do colégio e essa foi nossa oportunidade para relembrar cada pedaço do Liceu”.

 

E assim fizeram: elas andaram por todo o pátio, foram até a cantina, sentaram embaixo da árvore e deram muitas risadas. “Foi aqui o começo da nossa amizade, a gente leva junto um grupo enorme, que faz parte da nossa história”, afirmou Kécia.

 

Joyce Godoy é aluna do 1º ano do Ensino Médio e antes mesmo de começar a estudar no Liceu, já sentia o peso da escola. “É meu primeiro ano aqui e sempre ouvia falar coisas boas do colégio, como o fato dele ser um dos melhores colégios públicos do Estado. De fato, estou concordando com isso”.

 

A estudante começa sua rotina na parte da manhã. De tarde, costuma se aventurar nas aulas de teatro e futsal. “O colégio dá essas opções aos estudantes, o que é ótimo. A inclusão também é um marco, hoje temos colegas com deficiência auditiva e professores de libras, o que nos permite interagir com eles”.

 

“Paixão intensa”

 

Servidora da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Suleima Moraes, é ex-aluna e ex-professora do Liceu Cuiabano, instituição pela qual ela nutre uma paixão intensa.

 

“Tive uma vida intensa aqui. Estudei, depois cursei letras e voltei como professora, com uma emoção muito grande de dar aula nas salas que eu estudei, encontrar meus ex-professores e ser colega deles”, lembrou.

 

Segundo ela, o envolvimento com o Liceu é muito grande. “Tenho história de vida e de educação aqui dentro, fico muito feliz por estar aqui hoje sob outra ótica, atuando dentro da Seduc”.

 

Professora de língua portuguesa, que trabalhava com a produção de textos, Suleima conta que tinha fama de boa e má. “Eu me envolvia nos projetos, queria meus alunos escrevendo cada vez mais e melhor”.

 

A professora aproveitou para contar para os alunos um pouco da sua experiência na escola e ainda participou de toda a programação do dia de comemoração, que foi finalizada na noite, com um desfile afro.

 

História

 

A Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller foi criada em 3 de dezembro de 1879 para atender a elite cuiabana. Seu primeiro prédio foi na Praça Ipiranga, onde funciona o Ganha Tempo, passando para o Palácio da Instrução e pelo prédio dos Correios, no Centro.

 

Só ganhou uma sede própria em 1944, um prédio que ocupa um quarteirão no bairro Quilombo. No quadro de ex-professores estão Isaac Póvoas, Cesário Neto, Nilo Póvoas e outras personalidades da história de Cuiabá.

 

Em 1998, passou a ser conhecida como Escola Estadual de I e II Graus Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”, homenagem dada para a professora e esposa de Júlio Muller.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Luiza Helena  06.12.16 14h48
Um lugar simplesmente inesquecível. Consegue se manter intacta na sua estrutura, mas uma composição jovem, aberta e acessível. Sempre a frente.
1
0
Rafael   06.12.16 11h19
Estudei no Liceu de 1995 a 2001, o Professor Alceu foi meu professor de Matemática. Discordo de que os alunos do ensino médio devem sair prontos para o mercado de trabalho. A educação deve aspirar formação humana e não atender às demandas do mercado. Jovens com apenas o ensino médio estão fadados a sub empregos, salários baixos. Devemos exigir mais vaga no ensino superior (de qualidade, não estes cursos rápidos e sem criticidade nenhuma). Jamais mudaremos o país com jovens fadados a terem apenas p ensino médio, que o nome mesmo diz "médio". AVANCEMOS PARA O ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE PARA TODOS E TODAS!
2
2
Fernando A. De Lamonica Freire  06.12.16 10h43
Fui aluno do hoje Liceu Cuiabano, e no meu tempo Colégio Estadual de Mato Grosso. De lá sai após a conclusão do segundo grau científico para a UFMT. Foram meus professores: João Crisóstomo de Figueiredo, Josephina Paes de Barros Brandão de Lima, Rafael Rueda, Franciscal de Brito, Neusa Silva, Elair de Figueiredo e muitos outros. Tenho minha história registrada nesse Colégio. Parabéns pelo aniversário.
4
2
João da Oeste  06.12.16 09h53
Um exemplo a ser seguido!!!! Seduc deveria estudar como o liceu mantém essa boa preforma de educar bem e ajudar as outras escolas estaduais a se desenvolverem!!!
5
1