A Política Educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de Mato Grosso terá destaque nesta terça-feira (9.9), em Brasília (DF), durante o Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental:
Transições, trajetórias escolares e a garantia do direito à aprendizagem, organizado pelo Ministério da Educação (MEC).
O evento, sediado no Auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), reunirá especialistas, educadores e gestores de todo o país para dialogar sobre os desafios e as potências dos Anos Finais do Ensino Fundamental e caminhos possíveis para a garantia de trajetórias escolares de sucesso e do direito à aprendizagem dos estudantes.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participará como palestrante da Mesa 3: Governança e condições institucionais para políticas educacionais , respaldado pelos avanços de Mato Grosso, que hoje possui a 10ª melhor educação do país no Ensino Fundamental e foi o primeiro estado a concluir uma política para os anos finais.
“Mato Grosso se tornou destaque no avanço da aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, garantindo equidade e sendo referência no uso das tecnologias na educação”, justifica o secretário, lembrando que o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios foi fundamental nesse processo.
Segundo ele, a colaboração entre as redes reforçou a importância do trabalho conjunto visando as necessidades de melhoria dos resultados de aprendizagem, atenção às desigualdades regionais, transição entre etapas e foco nos adolescentes.
Outro ponto fundamental na construção dessa política, foi a escuta com cerca de 70 mil estudantes, que orientou as bases do texto, revelou prioridades e ampliou o seu processo de construção.
“Foi uma construção coletiva onde, além dos estudantes, a Seduc ouviu o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação, gestores e coordenadores pedagógicos”, completa o secretário.
Esse processo de construção coletiva teve início em 2024, com os primeiros diálogos entre a Seduc e parceiros, como o Itaú Social. De lá até setembro de 2025, houve escutas, alinhamento técnico, planejamento, autoavaliação, criação de normas e a 1º Reunião da Comissão Intersetorial de Governança da Política Pública dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Entre os itens da apresentação que o secretário fará no evento do MEC, estão os eixos do Plano EducAção 10 anos com objetivo de melhorar a qualidade da educação em todas as redes do estado.
Entre elas: acesso e permanência, avaliação, currículo ampliado, desenvolvimento educacional, educação para todos, gestão e inovação, infraestrutura escolar, promoção da cultura de paz, valorização profissional e o Regime de Colaboração.
Das 628 escolas da rede estadual, 577 unidades atendem os Anos Finais do Ensino Fundamental com cerca de 178.739 estudantes matriculados em 2025.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|