O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta segunda-feira (17) que vai dar uma bolsa mensal de R$ 350 para alunos afetados pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.
O benefício vai ser dado para estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e forem escolhidos pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).
O Sisu permite que os vestibulandos disputem mais de 83 mil vagas oferecidas por universidades e institutos de educação federais em todo o país. O sistema foi aberto no domingo, dia 16, e o prazo de inscrição iria até quarta (19) - mas foi prorrogado para quinta-feira (20), por decisão judicial.
O ProUni oferece bolsas de 50% a 100% da mensalidade em instituições particulares de ensino superior credenciadas pelo ministério. A ideia do benefício mensal de R$ 350 é ajudar as famílias dos estudantes prejudicados em cidades como Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.
Acesso à internet
O MEC também disponibilizou acesso gratuito à internet para os alunos da região serrana para que eles possam se inscrever no Sisu e em outros programas de ensino do governo federal.
O acesso está sendo realizado em LAN houses dos principais municípios da área, além dos campi do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), IFF (Instituto Federal Fluminense) e do Cefet (Centro Federal de Tecnologia).
Confira como funciona o Sisu
Cerca de 9.500 alunos de escolas da região fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e estão aptos a concorrer a uma das 83.125 vagas oferecidas pelo Sisu. As chuvas na área serrana já deixaram mais de 630 mortos e 14 mil pessoas desalojadas.
Locais onde os estudantes poderão acessar a internet:
Teresópolis
Avenida Oliveira Botelho, 87
Nova Friburgo
Rua Alberto Braune, 227
Petropólis
Rua do Imperador, 971 (no Cefet, prédio do antigo fórum)
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|