Cuiabá, Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025
SUFOCANTE
13.11.2023 | 11h18 Tamanho do texto A- A+

Onda de calor em MT deve durar a semana toda; veja previsão

Alerta do Instituto aponta que temperaturas acima da média devem permanecer até sexta, no mínimo

Sullyvan Amaral/MidiaNews

Na onda de calor de outubro, termômetros de rua registraram 45°C em Cuiabá

Na onda de calor de outubro, termômetros de rua registraram 45°C em Cuiabá

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O aviso da onda de calor com grau de grande perigo emitido pelo Inmet (Instituto nacional de Meteorologia), que atinge todo o estado de Mato Grosso, deve durar pelo menos até a próxima sexta-feira (17).

 

O Instituto alerta que o calor excessivo traz risco à saúde e que as temperaturas ficarão 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. As previsões indicam que a onda de calor, além de continuar, se intensificará gradativamente, quebrando recordes.

 

Já de acordo com a MetSul, esse é um evento de calor histórico com máximas sem precedentes e possibilidade de quebra do recorde nacional de calor, que é de 44,8ºC registrados em Nova Maringá (370 km de Cuiabá) em 2020.

 

Os meteorologistas têm apontado que o calor extremo tem sido culpa do fenômeno El Niño, que dificulta a formação de corredores de umidade e ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre todo o Brasil, com chuvas ocorrendo de forma mais isolada.

 

Em Mato Grosso além das temperaturas anormais para o mês de novembro, fortes incêndios atingem o Pantanal, na região do Porto Jofre. As queimadas, comuns nos meses de agosto e setembro, perduram pela primavera devido à falta de chuva.

 

Mato Grosso já enfrentou outras duas fortes ondas de calor este ano, em setembro e em outubro, sendo que esta última levou Cuiabá a registrar seu recorde histórico de calor, no dia 19 de outubro, quando a Capital registrou 44,2°C.

 

Cuiabá foi a quinta cidade mais quente do país neste domingo (12), com 40,3°C registrados. O calorão na Capital deve continuar por toda a semana, conforme mostra a previsão do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

 

Nesta segunda (13), a máxima deve alcançar os 40°C durante a tarde.

 

Já na terça (14), a máxima não ultrapassa os 39°C, com a mínima iniciando em 27°C. No feriado de quarta-feira (15), os termômetros voltam a subir, com a mínima de 28°C e a máxima alcançando os 41°C.

 

Na quinta-feira (16) as temperaturas se repetem, variando entre os 28°C de mínima e 41°C de máxima. Na sexta (17), a mínima deve se manter nos 28°C e a máxima atinge os 40°C.

 

Todos os dias têm baixas chances de chuva. A probabilidade é de pancadas isoladas principalmente na quinta e sexta.

 

Cuidado com a saúde

 

A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados nessas situações de calor extremo como se manter hidratado, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h e se manter em ambientes frescos.

 

Com a situação adversa, alguns grupos considerados vulneráveis como os idosos, as crianças e pessoas com doenças crônicas precisam de cuidado especial.

 

A recomendação é de que crianças e idosos sejam mantidos em ambientes frescos e bem hidratados e que pessoas com condições médicas crônicas, como doenças cardíacas ou respiratórias, recebam cuidados extras durante a onda de calor.

 

Leia também:

 

Cuiabá terá nova onda de calor, que pode ser a mais forte do ano

 

Médico cobra campanhas públicas de alerta sobre riscos do calor

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia