Em meio a posts com informação, reinvindicações da torcida, memes irreverentes e análises acaloradas, dois torcedores unidos pela paixão pelo Dourado construíram uma página que se tornou referência quando o assunto é Cuiabá Esporte Clube.
Nascida há quatro anos, a página “Orgulho Dourado” é mais do que um simples perfil em redes sociais: é um espaço de encontro, de debate e, acima de tudo, de celebração de torcer pelo auriverde. Os primos Mateus Bruno e Julianne Vicente transformaram a página em sucesso.
Acompanhar a trajetória do Cuiabá desde o acesso à Série A e os primeiros passos nos holofotes do cenário nacional não foi tarefa fácil. Foram dias incontáveis de viagem acompanhando o elenco por todo o Brasil e América do Sul, horas dedicadas à produção de conteúdo e uma imensa paixão pelo esporte.
Em entrevista ao MidiaNews, os criadores da página "Orgulho Dourado" contaram um pouco sobre sua trajetória, o dia a dia do trabalho e os desafios que enfrentam e enfrentarão a partir de 2025, com o Cuiabá na Série B.
Início
Os primos contam que a página começou de fato com uma iniciativa do Cuiabá em buscar influenciadores para atrair novos sócios torcedores para o clube.
“A página começou com nosso primo em uma época que teve uma promoção que a pessoa que divulgasse o clube ganharia o título de embaixador do Cuiabá. Só que ele é morador de Goiânia, mas apaixonado pelo Cuiabá”, diz Julianne.
“Ele foi o primeiro embaixador do Cuiabá e daí surgiu a organização para começar a página, pois eles já acompanhavam o clube desde a Série C. No decorrer do ano, o Matheus, que já era apaixonado, acabou assumindo a página pela questão de logística e distância”, conta.
“Nosso primo bateu a meta da promoção, mas não tinha gás para tocar o projeto sozinho. Foi quando ele me procurou e eu entrei de cabeça, porque gosto muito de futebol”, lembra Mateus.
“Acompanho o Cuiabá desde 2013. Comecei a gostar de verdade na virada da Copa Verde de 2015, quando ganhamos a Copa Verde contra o Reno na Arena Pantanal. Quando meu primo foi deixando eu entrar de cabeça no negócio e saiu, eu dei continuidade”.
Hoje em dia, Mateus é quem aparece na frente da câmera, nas imagens e nos conteúdos de áudio e vídeo produzidos, fazendo análises e entrevistando. Já Julianne é quem está por trás das câmeras, filmando, produzindo editando e cuidando diretamente das redes. O trabalho exige dedicação quase integral de ambos.
Viagens com o elenco
Mateus acompanhou o time em quase todos os jogos fora de casa que o Cuiabá realizou em 2024. E não recebeu nada do clube por isso.
“Acompanhei todos os jogos do [Campeonato] Mato-grossense e fui em todos os campeonatos que o Cuiabá disputou fora de casa. Pelo menos um jogo, seja Copa do Brasil, Copa Verde, Sul-americana ou Brasileiro”, conta Mateus.
“As viagens foram feitas com recursos próprios e de parceiros que ajudam a página. Esse dinheiro a gente acaba reinvestindo. O custo é muito alto, principalmente a hospedagem, a alimentação, passagem, mas não há vínculo com o clube”.
Julianne afirma que eles planejam, com o tempo, conseguir lucro com a iniciativa.
“Hoje em dia nós temos parceiros porque se viu a necessidade, quando ganhamos mais seguidores. Então não é uma página lucrativa ainda, claro que a gente prospecta isso com o tempo, mas hoje em dia o que entra é para cobrir os custos de viagem”, disse.
Enzo Tres/MidiaNews
Julianne e Mateus acreditam em cenário positivo para 2025
Desafios para 2025
Com a queda do Cuiabá para a segunda divisão, muita coisa vai mudar para quem acompanha o clube. Para começar, vai diminuir o número de jogos com times grandes na Arena.
Os dois primos, porém, se mantêm confiantes no crescimento da página, apesar do rebaixamento. Para eles na verdade, os números não importam tanto, pois acreditam que com o Dourado na Série B, permanecerão os seguidores mais fiéis, que realmente interagem e querem saber do clube.
“Estando na Série B a gente consegue pegar um público que de fato vai torcer pelo Cuiabá. Na Série A a gente tinha na nossa torcida mais torcida do time adversário do que nossa, em jogos grandes com times do eixo”.
“Acredito que na Série B quem acompanhar vai acompanhar de fato porque torce para o Cuiabá. Ele não vai na Arena Pantanal para ver o time adversário, ele vai na Arena Pantanal para torcer para o Cuiabá”, defende Julianne.
Mateus pensa parecido. Segundo ele, a página tem projetos maiores para o próximo ano do que esteve para este, mesmo com o time na segunda divisão.
Para 2025, os planos são ampliar a cobertura. A página transmitirá os campeonatos das categorias de base do clube.
“Nossos projetos estão maiores do que 2023 para 2024, independente de qual série o clube vai estar. Já está em experimento, mas pretendemos acompanhar as categorias de base, do Sub-9 até o Sub-20, com transmissões dos jogos no canal do YouTube”, revela.
Hoje a página conta com mais de 26 mil seguidores só no Instagram. No Youtube, eles produzem o podcast "Espia Lá", onde entrevistam jogadores e pessoas ligadas ao clube, tendo ouvido recentemente Walter, Alan Empereur e o presidente Cristiano Dresch.
“Hoje a ‘Orgulho Dourado’ é o maior veículo de comunicação, entre páginas, sobre informação vinculada ao clube. Sou procurado constantemente pela imprensa de São Paulo, Rio, Minas, do Sul, quando o assunto é Cuiabá Esporte Clube. Então acabou que virou um veículo de comunicação e hoje eu me considero um setorista do clube”, diz Mateus.
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